Avião de pequeno porte cai na zona rural de Itapeva (MG)
Ao menos, três mortes foram confirmadas; bombeiros disseram que moradores avistaram o monomotor "se partindo no ar"
Minas Gerais|Rosiane Cunha, da Record Minas
Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (28), na zona rural de Itapeva, a 458 km de Belo Horizonte.
Vídeos feitos por pessoas que estavam no local mostram os destroços da aeronave.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros confirmou três mortes, sendo dois homens e uma mulher, ainda não identificados.
Os corpos ainda estão no interior da aeronave. As buscas ainda prosseguem em um raio de 400 metros de onde o avião caiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h30, no bairro Monjolinho. Os militares informaram que moradores avistaram o monomotor "se partindo no ar" enquanto sobrevoava a região e as partes da aeronave caíram no solo.
Ainda segundo a população, chovia forte e ventava muito no local.
Conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave de matrícula PS-MTG foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal para aeronavegabilidade.
Bombeiros de Extrema, a 492 km da capital mineira, foram acionados e estão atuando no local.
Em nota, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) afirmou que foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
NOTA CENIPA:
"Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizados no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados, neste domingo (28/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-MTG, em Itapeva (MG).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".