Avião que caiu em Ouro Preto (MG) estava a caminho de BH para combater incêndios
Aeronave também prestou serviços para órgão federal em operações no Pantanal e na Chapada dos Viadeiros
Minas Gerais|Pablo Nascimento e Andrea Silva, da RECORD Minas
O avião monomotor que caiu em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (11), estava a caminho de Belo Horizonte para ajudar no combate a incêndios florestais. A informação foi confirmada pelo Governo Estadual durante a noite.
A aeronave iria prestar serviços para IEF (Instituto Estadual de Florestas) de Minas Gerais. “O referido avião foi contratado pela Vale, por meio da chamada Compensação Florestal Minerária, dispositivo previsto em lei e direcionado a todo empreendimento minerário, como forma de repor danos causados ao meio ambiente pela atividade econômica desenvolvida pela empresa. No caso específico do avião Air Tractor, a contratação ocorreu entre o empreendedor e a proprietária da aeronave, tendo o IEF como beneficiário extra, para atuar em missões de combate a incêndios lideradas pela Força Tarefa Previncêndio em Minas”, informou o governo.
O piloto Adriano Machado morreu na queda. A Aeroterra, proprietária da aeronave, lamentou o acidente. “Neste momento de dor, oferecemos nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Adriano, cuja dedicação e profissionalismo serão sempre lembrados por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, disse. “Em respeito à memória de Adriano, as nossas atividades em Minas Gerais estão suspensas”, completou a empresa da Bahia.
No último mês, o mesmo avião também prestou serviços para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por gerir, proteger, monitorar e fiscalizar as 340 Unidades de Conservação Federais. Entre junho e setembro deste ano, a aeronave foi usada no controle de incêndios no Pantanal e na Chapada dos Veadeiros.
“Em contato com a empresa, foi informado que, após a desmobilização, a aeronave se encontrava em translado da localidade de Ponte Nova para o aeroporto Belo Horizonte - Pampulha”, informou o instituto.
A Força Aérea Brasileira (FAB) investiga o caso. “Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados, nesta sexta-feira (11/10), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-SLR, em Ouro Preto (MG)”, destacou.
A Polícia Civil de Minas Gerais dará apoio à investigação. O corpo da vítima será levado para o IML (Instituto Médico-Legal) de Belo Horizonte.
Veja imagens do local do acidente:
Dinâmica da queda
O acidente aconteceu por volta das 15h no distrito de São Bartolomeu. O piloto Adriano Machado já foi encontrado sem vida. A causa da equipa ainda vai ser investigada. Moradores relataram à reportagem que viram a aeronave em voo baixo na região do Centro Histórico de Ouro Preto. O barulho do avião assustou as pessoas que passavam pelo local.
Os órgãos de investigação acompanham o caso. Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima vai ser encaminhado para o IML (Instituto Médico-Legal) de Belo Horizonte, devido ao estado de carbonização.
“A PCMG esclarece que já está em contato com o equipes que atuam no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e aguarda a finalização dos laudos que subsidiarão as investigação que apura a causa e circunstâncias do acidente”, informou a Polícia Civil.