Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Balde com material radioativo mobiliza bombeiros em BH

Produto foi encontrado em um lote vago no bairro Heliópolis; agentes afirmam que não houve risco de contaminação

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Camila Cambraia, da Record TV Minas

Material foi deixado em lote vago no bairro Heliópolis
Material foi deixado em lote vago no bairro Heliópolis Material foi deixado em lote vago no bairro Heliópolis

Um balde contendo material radioativo foi encontrado em um lote vago no bairro Heliópolis, na região Norte de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (30).

O Corpo de Bombeiros e o CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear) isolaram o perímetro de 100 metros do local.

A equipe foi acionada por funcionários de uma motoescola que viram um morador de rua mexendo com o pote de aproximadamente 15 litros, que estava plotado com alerta de "Radioativo III".

Lucas Silva Costa, tenente do Corpo de Bombeiros, explica que um aparelho medidor confirmou que trata-se de material radioativo. No entanto, ainda não se sabe qual é a substância. A lata estava lacrada.

Publicidade

— Identificamos que este radiofármaco tem emissão de radiação a até 40 centímetros do recipiente, em um nível que é considerado normal. Como não houve extravasamento do material, a situação é considerada controlada, sem riscos.

O tenente afirma que não houve pessoas contaminadas. A suspeita é que o material seja iodo-131, radiofármaco usado para identificação e tratamento de câncer de tireoide. Os agentes do CDTN removeram o recipiente do local e liberaram a área.

— Ainda não sabemos a procedência do balde. Um boletim será registrado na polícia para investigação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.