Minas Gerais Balde com material radioativo mobiliza bombeiros em BH

Balde com material radioativo mobiliza bombeiros em BH

Produto foi encontrado em um lote vago no bairro Heliópolis; agentes afirmam que não houve risco de contaminação

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7, com Camila Cambraia, da Record TV Minas

Material foi deixado em lote vago no bairro Heliópolis

Material foi deixado em lote vago no bairro Heliópolis

Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um balde contendo material radioativo foi encontrado em um lote vago no bairro Heliópolis, na região Norte de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (30).

O Corpo de Bombeiros e o CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear) isolaram o perímetro de 100 metros do local.

A equipe foi acionada por funcionários de uma motoescola que viram um morador de rua mexendo com o pote de aproximadamente 15 litros, que estava plotado com alerta de "Radioativo III".

Lucas Silva Costa, tenente do Corpo de Bombeiros, explica que um aparelho medidor confirmou que trata-se de material radioativo. No entanto, ainda não se sabe qual é a substância. A lata estava lacrada.

— Identificamos que este radiofármaco tem emissão de radiação a até 40 centímetros do recipiente, em um nível que é considerado normal. Como não houve extravasamento do material, a situação é considerada controlada, sem riscos.

O tenente afirma que não houve pessoas contaminadas. A suspeita é que o material seja iodo-131, radiofármaco usado para identificação e tratamento de câncer de tireoide. Os agentes do CDTN removeram o recipiente do local e liberaram a área.

— Ainda não sabemos a procedência do balde. Um boletim será registrado na polícia para investigação.

Últimas