Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Barragem de Barão de Cocais (MG) pode desalojar 6 mil pessoas

Cidade mineira está em alerta depois de barragem  da Vale apresentar risco de rompimento.  Mapa com pontos de salvamento foi divulgado

Minas Gerais|Márcio Neves. do R7

Sete locais (em vermelho) foram definidos como ponto de encontro
Sete locais (em vermelho) foram definidos como ponto de encontro

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um mapa com a mancha de alagamento prevista e com a sinalização dos pontos de encontro que vão receber as cerca de 6 mil pessoas que podem ser afetadas caso a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais (MG), se romper.

Leia mais: Barragem de Barão de Cocais é a que demanda mais cuidado, diz Vale

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente. As cidades de Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo também podem ser atingidas pela lama. 

Estudos feitos pela Defesa Civil apontam que as pessoas nesta área tem, em média, cerca de 1 hora para procurar abrigos nos pontos de encontro. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estão em alerta para qualquer necessidade de uma operação de evacuação.


Confira a cobertura completa sobre a Tragédia de Brumadinho

Na sexta-feira, uma reunião foi feita na cidade para conscientizar a população do local dos protocolos de segurança em caso de uma urgência e um treinamento está previsto para ser realizado.


"O plano está sendo qualificado para ter precisão melhor. Estamos falando de 6 mil pessoas. Mas se acontecer nesse exato momento, a polícia militar tem toda a condição de retirar essas pessoas. Os protocolos de segurança estão bem estabelecidos, com tropas da PM, da Defesa Civil e dos bombeiros para fazer a evacuação emergencial", afirmou a Defesa Civil de Minas Gerais por meio de nota enviada ao R7.

Mais duas cidades, e não apenas Barão de Cocais, podem ser atingidas pela lama de rejeitos da Barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, da Vale, caso a estrutura se rompa.


No total são sete pontos de encontro (lista abaixo), a maioria em escolas, todos demarcados pelos pontos vermelhos no mapa (veja gráfico abaixo):

Ponto 1 - Escola Nossa Senhora do Rosário

Ponto 2 – Fazenda Soledade

Ponto 3 – Escola Efigênia de Barros Oliveira

Ponto 4 – Escola Municipal Maria da Glória

Ponto 5 - Escola Municipal Mares Guia

Ponto 6 – Praça de Eventos José Furtado

Ponto 7 – Clube Morro Grande

Sirene de alerta

No fim da noi Hoje, a Defesa Civil, em novo levantamento, disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente. te desta sexta-feira (22), a sirene foi acionada depois de reunião entre autoridades e a Vale. No encontro, a mineradora informou que a empresa de consultoria contratada para analisar a estrutura teria indicado "condição crítica de estabilidade da barragem".

Em 8 de fevereiro, cerca de 500 pessoas já haviam sido retiradas da chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS) da barragem, depois do acionamento de sirene que alertou para nível 2 de risco. A ZAS fica perto da barragem e seria a primeira atingida. Esses moradores não teriam tempo de serem retirados. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.