Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Barragem de mineradora se rompe, mata um e deixa 16 desaparecidos

Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi inundado por toneladas de lama

Minas Gerais|Do R7

Distrito foi completamente tomado pela lama
Distrito foi completamente tomado pela lama

Uma barragem da Samarco Mineração se rompeu na tarde desta quinta-feira (5) e inundou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central de Minas Gerais. Uma morte foi confirmada.

Pelo menos 16 pessoas estão desaparecidas. Outras quatro ficaram feridas. Após o acidente, a prefeitura pediu aos moradores que deixassem a localidade.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, o número de desaparecidos pode aumentar.

— É uma área muito grande, a gente não sabe quem estava trabalhando, quem estava fora da cidade. Nós vamos fazer essa contagem ao longo da noite para dar um número mais preciso.


O militar informou que as buscas devem começar apenas na manhã de sexta-feira (6).

— Vai ser feito mais um trabalho de contagem. Durante a noite, essas áreas ficam muito escuras, o que torna difícil essa busca.


Ao menos duas pessoas feridas foram levadas de helicóptero para um hospital de Belo Horizonte. Uma delas era uma mulher grávida.

Pelas imagens aéreas, habitantes da região identificaram o telhado de um escola, que teria sido quase completamente soterrada. Como o rompimento da barragem ocorreu às 16h, o temor é que a lama tenha atingido crianças em horário de aula.


O governo federal ofereceu ajuda ao Estado de Minas Gerais.

O pedido da prefeitura foi para os moradores deixarem suas casas e seguirem, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é "mais alto e seguro". Bento Rodrigues fica a 23 km do centro de Mariana. Parte dos desabrigados devem ser levados para um ginásio. A cidade começou a receber as primeiras doações. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Por meio de nota, a Samarco informou apenas que "houve um rompimento de sua barragem de rejeitos denominada Fundão. A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. Não é possível, neste momento, confirmar causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas".

Além dos bombeiros, a Guarda Municipal e a Defesa Civil de Mariana prestam apoio na cidade. Ambulâncias de Ouro Preto também foram encaminhadas ao local.

Conforme a nota divulgada pela administração municipal, "a Samarco e a Prefeitura de Mariana estão com as equipes no local para auxiliar a comunidade no que for necessário".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.