Bebê de 3 meses morre após diagnóstico de meningite em Betim (MG)
Criança ficou internada durante nove dias, chegou a ir para o CTI, mas não resistiu; cidade da Grande BH teve três mortes este ano
Minas Gerais|Pollyana Sales, da Record TV Minas
Um bebê de 3 meses morreu em decorrência de um quadro de meningite em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quarta-feira (12). O óbito ocorreu no último domingo (9).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o bebê estava internado desde o dia 03 de outubro e foi transferido da Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Norte para o Centro Materno Infantil após complicações da doença.
Os exames confirmaram que a criança estava com meningite por pneumococo, que é a doença causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, o mesmo agente responsável pela pneumonia. Após o diagnóstico, o bebê permaneceu no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não resistiu.
A Prefeitura de Betim avalia que não há um avanço da doença na cidade, mas esclarece que este ano foram confirmadas três mortes causadas pela doença. Em 2021 foram duas. Nos últimos dois anos, o município teve 38 casos contaminações.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Betim (MG):
"No dia 3 de outubro, uma criança de três meses e dez dias foi encaminhada da UPA Norte para o Centro Materno-Infantil (CMI) com suspeita de sepse de provável foco meníngeo. O paciente realizou os exames para confirmação diagnóstica. Permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva do CMI e evoluiu a óbito em 09/10/2022. O diagnóstico foi confirmado para o tipo meningite por pneumococo. Agente detectado no sangue: Streptococcus Pneumoniae.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, nos dois últimos anos, foram notificados 46 casos suspeitos de meningite, em residentes de Betim, sendo 38 confirmados até o momento. No mesmo período ocorreram cinco óbitos por meningite, sendo dois em 2021 e três em 2022. Ainda segundo dados epidemiológicos, não há um avanço da doença no Município de Betim."
Surto de meningite avança para o interior e litoral de São Paulo: