Belo Horizonte recebe eventos culturais e artísticos neste fim de semana
Programação conta com apresentações gratuitas para todos os públicos
Minas Gerais|Daniel Maia*, do R7

O final de semana será marcado por eventos culturais e artísticos em Belo Horizonte. Nesta sexta (04), a Fundação Clóvis Salgado abriu as sessões de “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, um encontro entre dança e artes visuais.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
O projeto, que propõe a união de duas linguagens artísticas, conta com uma exposição com mais de 100 objetos e uma coreografia inédita da CPDA (Companhia de Dança Palácio das Artes) inspirada nas tradições e culturas do povo de Turmalina, no Alto Jequitinhonha, a 480 km de Belo Horizonte.
Com coordenação geral do artista Marco Paulo Rolla, “Jequitinhonha: Origem e Gesto” apresenta a riqueza criativa do povo do Vale do Jequitinhonha com uma ambientação inspirada na região. A expografia contém peças vindas de acervos particulares, do CAP (Centro de Arte Popular), com obras da colecionadora Priscila Freire, e do Sebrae/MG e ainda criações atuais feitas especialmente para a ocasião.
Veja a programação:
Datas: 04/08, 05/08,11/08, 12/08, 18/08, 19/08, 1º/09, 02/09, 08/09, 09/09, 22/09, 23/09, 29/09, 30/09, 06/11
Horário: 20h00
Endereço: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard,
Local: Grande Galeria do Palácio das Artes
Valor: Grátis (A retirada dos ingressos deverá ser feita 1 hora antes, na Bilheteria do Palácio das Artes)
Mostra de artes visuais terá dias diferentes para visitação
Datas: terça a sábado, das 9h30 às 21h00; domingo, das 17h00 às 20h00.
As Panderista
O grupo “As Panderista” promoverá encontros musicais para mulheres, por meio do projeto 'Roda de Pandeiro'. As rodas vão passar por dois centros culturais em diferentes regionais da cidade.
O projeto iniciou os encontros em julho e estende sua temporada em agosto passando também pelo Centro Cultural Urucuia. As aulas e trocas ficam a cargo das percussionistas Manu Ranilla, Anna Lages e Luisa de Paula, que formam o trio As Panderista.
As oficinas terão momentos com aquecimento corporal, bate-papo sobre a história do instrumento e a relação com as mulheres: “O pandeiro é milenar”, explica Manu Ranilla, que criou e realiza o projeto desde 2016. Também faz parte da história a presença do pandeiro na cultura brasileira, símbolo de resistência e herança do continente africano, onde, segundo ela, existem vários instrumentos “parentes”.
Para participar do evento não é necessário fazer inscrição.
Confira a programação:
Data: 05/08/23
Horário: 17h
Endereço: Centro Cultural Zilah Spósito – Rua Carnaúba, 286 – Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline
Valor: Gratuito + tradução em libras
Filarmônica e Grupo Corpo em concerto
Neste sábado (05) e domingo (06), acontecem as últimas apresentações do espetáculo “Filarmônica e Grupo Corpo em concerto”. O encontro acontece no palco da Sala Minas Gerais, na região centro-sul de BH, e é a estreia brasileira do balé Estancia, do compositor argentino Alberto Ginastera, sob a batuta do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.
Os ingressos já estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. No sábado, a apresentação acontece às 18h30 e no domingo às 18h
*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis















