Belo Horizonte registra duas primeiras mortes por dengue em 2024
Ministério da Saúde instalou centro de operações de emergência no estado para ampliar e agilizar estratégias de combate à doença
Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record Minas
Belo Horizonte registrou as duas primeiras mortes por conta de dengue em 2024. A informação consta do boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) pela prefeitura de Belo Horizonte. Segundo o documento, a capital mineira já tem 1.414 casos confirmados para a doença.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (31), o secretário municipal de saúde, Danilo Borges, afirmou que haviam sido registrados 947 casos no município. Diante disso, houve um aumento de 49,31% de casos em Belo Horizonte.
A regional com mais casos confirmados é a do Barreiro, com 322. Em segundo lugar está a regional nordeste, com 203 casos confirmados, seguido da noroeste, com 167 e Centro-sul, com 159.
O novo boletim também traz que outros 7.647 casos notificados estão em investigação e 793 foram descartados. Também foram confirmados 83 casos de chikungunya. Não houve registros, até o momento, de casos de Zika, neste ano.
Leia também
Um centro de operações de emergência foi instalado pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (1º), em Minas Gerais, “para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância, frente ao aumento de casos de dengue no Brasil”. O anúncio foi feito pela chefe da pasta, Nísia Trindade.
"A medida permite uma análise minuciosa, porém ágil, dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos", declarou o comunicado.
“A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, afirmou a ministra.
Em 2024, até o momento, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue.
Sintomas
Os sintomas da dengue, chikungunya ou Zika são parecidos. Entre eles, febre, dor de cabeça, dores no corpo, articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. O Ministério da Saúde orienta que a população procure atendimento médico assim que os primeiros sintomas sejam identificados.