Logo R7.com
RecordPlus

Belo Horizonte tem o segundo dia mais frio do ano nesta sexta (20)

Temperatura mínima registrada foi de 6,4ºC e sensação térmica foi de -9,2ºC; recorde foi de 4,4ºC na última quinta (19)

Minas Gerais|Tulio Lopes, da Record TV Minas e Maria Luiza Reis*, do R7

  • Google News
Massa de ar polar passa pelo estado de Minas Gerais
Massa de ar polar passa pelo estado de Minas Gerais

O frio continua em Belo Horizonte nesta sexta-feira (20). Os termômetros marcaram 6,4ºC e a sensação términa chegou a -9,2ºC, entre 06h a 07h, segundo a Defesa Civil da capital. A marcação foi registrada na estação Cercadinho, na região da Pampulha. A previsão para esta sexta-feira é de máxima de 21ºC e céu claro.

A menor temperatura de 2022, em Minas Gerais, ocorreu nesta sexta e foi de -0,9ºC. O registro é das cidades de Maria da Fé e de Caldas, a cerca de 430 km de Belo Horizonte.


Nessa quinta-feira (19), Belo Horizonte bateu recorde. Os termômetros atingiram a mínima de 4,4ºC, a temperatura mais baixa registrada em um mês de maio desde o início da medição, em 1961. A quinta-feira também foi o dia mais frio do ano em BH.

Fim de Semana


A previsão para este fim de semana, em Belo Horizonte, é de um ligeiro aumento nas temperaturas. No sábado (21), a condiçao climática ficará estável, com mínima de 9ºC e máxima de 22ºC. No domingo (22), a temperatura mínima sobe para 10ºC e a máxima também sobe para 23°C. Não há previsão de chuva para a capital mineira e o céu deve permanecer claro.

Sensação térmica


A sensação térmica explica o frio que é sentido na pele, como descreveu a meterologista Carine Gama. A sensação términa é definada pela combinação entre a temperatura, o vento e a umidade do ar. A motivação para sensações térmicas tão baixas em Belo Horizonte é a combinação entre as baixas marcações e ventos fortes. 

A queda na temperatura que os moradores da capital mineira e que todo o estado enfrentam nesta semana se deve a uma massa de ar polar que passa pelo Brasil e deve ocasionar um frio intenso até a próxima terça-feira (24). A queda brusca na temperatura era esperada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) desde a semana passada. A meterologista Carine informou que o pior momento da massa de ar passou, o que explica o ligeiro aumento nas temperaturas a partir desta sexta-feira.

*Estagiária sob supervisão de Túlio Lopes

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.