Logo R7.com
RecordPlus

Betim (MG) adota chamada com reconhecimento facial nas escolas

Pais terão controle da frequência dos filhos por aplicativo; prefeitura espera combater a evasão e aumentar o Ideb

Minas Gerais|Vinícius Rangel, Da Record TV Minas

  • Google News
Escolas terão o equipamento até o final do ano
Escolas terão o equipamento até o final do ano

Sabe aquela hora de responder “presente”, quando o professor chama seu nome da sala de aula? Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, isso é coisa do passado. A prefeitura adotou nas escolas da rede municipal o reconhecimento facial. Até o final do ano, todas as unidades da cidade vão contar com o equipamento.

Na entrada das instituições, os estudantes passarão por um dispositivo que identificará cada um deles e registrará automaticamente sua presença naquela data. O sistema também dará acesso ao aplicativo Faceschool, disponível para os sistemas Android e IOS, por meio do qual os pais e responsáveis pelos estudantes serão notificados, em tempo real, sobre a entrada deles na escola.


Com o aplicativo, as famílias também receberão todos os dados referentes à vida escolar dos alunos e a direção da escola poderá acompanhar mais facilmente o desempenho escolar. O sistema permitirá ainda acesso a mensagens, calendários, convocações para reuniões presenciais e informações sobre a escola. O sistema também otimiza o tempo em sala de aula, pois substitui a chamada tradicional.

"Teremos ainda mais economia, evitando o desperdício de merenda escolar a partir da informação exata da quantidade de alunos presentes em cada escola", afirmou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Uma das metas, segundo a secretária, é combater a evasão escolar e elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que atualmente é de 7,5.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.