Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH adia retorno das aulas para crianças de 5 a 11 anos

De acordo com a prefeitura, novo ano letivo para a faixa etária deverá começar no dia 14 de fevereiro, para viabilizar vacinação

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Para as demais faixas etárias, cada rede define as datas
Para as demais faixas etárias, cada rede define as datas Para as demais faixas etárias, cada rede define as datas

A Prefeitura de Belo Horizonte adiou, nesta quarta-feira (26), o início do ano letivo de 2022 para as crianças de 5 a 11 anos.

A alteração no cronograma da faixa etária, de acordo com o município, vale tanto para as instituições públicas quanto para as privadas.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) explicou que a medida foi adotada para que as famílias tenham tempo de imunizar as crianças contra a Covid-19. Nesta quarta, a capital mineira aplica a vacina no grupo de 9 anos sem comorbidades.

"Não tem passaporte de vacina. Isso não existe. Isso é proibido. O que estamos pedindo é muito mais. É a consciência do pai e da mãe para não deixar os filhos desprotegidos", afirmou o prefeito Alexandre Kalil.

Publicidade

O prefeito informou que hoje foram abertas quatro vagas em enfermarias e dez em UTIs (unidades de tratamento intensivo) para crianças com Covid-19. Outros 35 leitos infantis serão implantados nesta quinta-feira (27).

Winder Souza, presidente do Sinep-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais), disse ao R7 que vai aguardar a publicação do decreto municipal para emitir as orientações aos colégios. O gestor, no entanto, acredita que a rede já tem condições de iniciar o período letivo.

Publicidade

"O Sinep vê, sem nenhum tipo de dificuldade, que as escolas particulares no estado estão preparadas para o retorno normalmente, com todas as faixas etárias ofertando a segurança necessária através de seus protocolos. Toda a infraestrutura das nossas escolas está devidamente adequada e formulada para fornecer a segurança necessária para o retorno", afirmou Winder.

Outras faixas etárias

Publicidade

Inicialmente, o retorno na rede municipal estava previsto para o próximo dia 3 de fevereiro. A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, afirma que vai sugerir, nesta quinta-feira (27), o adiamento para o dia 7 de fevereiro para os alunos que não sejam da faixa etária de 5 a 11 anos. "É a minha proposta para conversar e mandar para as escolas", afirmou.

Ângela também ressalta que as redes particular, estadual e federal terão liberdade de determinar a data do início do ciclo letivo para os alunos que não são da faixa etária de 5 a 11 anos. Segundo a secretária, não há necessidade de adoção do ensino remoto.

"No ano passado, tivemos boas experiências com todas as crianças na escola. A experiência com as crianças e os adolescentes foi positiva, seguindo todos os protocolos", explicou Ângela Dalben.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.