BH amplia vacina da covid para gestantes e reconvoca atrasados
Prefeitura alega que quantitativo de doses recebidas não foi suficiente para chamar novos grupos por faixa etária
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou, na tarde desta segunda-feira, a vacinação da covid-19 para todas as gestantes que não têm comorbidades.
Até então, no caso das grávidas sem doenças preexistentes, apenas aquelas com mais de 29 semanas de gestação eram atendidas. As mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, conhecidas como puérperas, seguem sendo vacinadas.
A aplicação para o novo grupo já começa nesta terça-feira (22), em pontos específicos de vacinação. A lista completa de endereços está disponível neste link.
Nesta segunda-feira, a prefeitura também reconvocou os moradores que estão com a segunda dose da CoronaVac atrasada por algum motivo para receberem o reforço. O município estima que 37 mil pessoas estão nesta situação.
Como a capital mineira recebeu 48.649 doses na última remessa e a maior parte será destinada aos atrasados, a cidade não vai ampliar o atendimento para o público em geral por faixa etária, que parou na casa dos 56 anos.
"A Prefeitura esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes. Porém, devido ao quantitativo disponibilizado ao município ainda não será possível. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação", destacou a Secretaria Municipal de Saúde.
Como vacinar
Os atendimentos acontecem das 7h30 às 16h30 nos postos fixos e das 8h às 16h30 nos drive-thrus. Quem for receber a segunda dose deve apresentar comprovante de residência, CPF, documento de identidade e o cartão de vacina com a primeira dose marcada. Para estas pessoas, a lista de locais de vacinação está disponível AQUI.
Já as gestantes e puérperas deverão apresentar os seguintes documentos de identificação e atender os seguintes critérios:
- Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
- Apresentar documento de identificação com foto;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;
- Gestantes devem apresentar prescrição médica;
- Puérperas devem apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito.