BH começa a aplicar a 4ª dose de vacina contra a Covid na segunda
Alvos serão os idosos com mais de 80 anos; Nesta primeira fase, a prefeitura da capital espera imunizar cerca de 72 mil pessoas
Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas
A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou nesta quarta-feira (30), que vai iniciar na próxima semana, a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 80 anos, que tenham um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço . A aplicação terá início na segunda-feira (4) e a expectativa do executivo municipal é de que nesta fase, 72 mil pessoas recebam o imunizante.
Juntamente com a vacina contra a covid, os idosos também poderão ser vacinados contra a gripe. Segundo a PBH, as convocações para receber as duas vacinas acontecem de forma simultânea, para evitar o deslocamento dos idosos a um ponto de imunização mais de uma vez.
Os chamamentos para vacinação contra a gripe dos demais grupos etários que fazem parte do público alvo serão feitos de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, à medida que o município receber doses da vacina.
“Os idosos a partir de 80 anos poderão receber a vacina contra a Gripe e mais uma dose do imunizante contra a Covid-19 no mesmo momento. A aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo, mesmo uma delas sendo contra a Covid-19”, explica Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde.
Pontos de vacinação
Além dos Centros de Saúde, a prefeitura informou que a vacina contra a gripe vai estar disponível em postos extras e pontos de drive-thru. Os idosos que optarem por receber a vacina contra a Covid-19 e Gripe na mesma data, podem verificar os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento no site da PBH.
4º Dose
Duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte já haviam iniciado a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19. Em Contagem, a vacinação em idosos com mais de 80 anos teve início nesta terça-feira (29), já em Betim, a aplicação do imunizante começou nesta quarta-feira (30).
A recomendação do Ministério da Saúde para a segunda dose de reforço em idosos acima de 80 anos foi publicada na última quarta-feira (23/3). Segundo o órgão, estudos comprovam a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.