BH: hospital faz 1ª cirurgia robótica de cabeça e pescoço em Minas
Procedimento foi realizado pelo Instituto Orizonti em um paciente de 60 anos, que extraiu um tumor raro na língua
Minas Gerais|Túlio Lopes, Da Record TV Minas
Um hospital de Belo Horizonte fez a primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço em Minas Gerais. O paciente de 60 anos foi submetido ao procedimento, no dia 28 de dezembro do ano passado, para a retirada de um tumor raro na língua.
Realizado pelo Instituto Orizonti, a cirurgia é fruto de uma parceria com o CRCM-MG (Instituto Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais) e a Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado).
O responsável pela intervenção foi o otorrinolaringologista e cirurgião bucomaxilofacial Rogério Araújo Oliveira. Segundo o médico, o sucesso no tratamento traz alternativas menos invasivas e ainda mais efetivas no combate ao câncer de boca e garganta.
"A cirurgia robótica já é uma realidade para vários procedimentos. Ela diminui o tempo de operação e os riscos das sequelas que poderiam ser causadas nas cirurgias", explica.
Rogério afirma ainda que procedimento robótico demorou três horas, enquanto outros métodos poderiam levar até cinco horas. “Pelo método tradicional, precisaríamos de uma incisão no pescoço, seguido de mandibulectomia, que é o corte do osso mandibular, além de uma incisão através do assoalho da boca até alcançar o tumor. Uma traqueostomia para controle da via aérea também precisaria ser feita”, finaliza.