BH pode ter neste sábado (3) o dia mais quente em 110 anos
Devido à baixa umidade do ar, a temperatura na capital mineira pode chegar a 38°C, batendo o recorde registrado em 2015, quando foi confirmado 37,7°C
Minas Gerais|Caio Silva*, do R7
Belo Horizonte pode registrar o dia mais quente da cidade nos últimos 110 anos, quando a temperatura na capital começou a ser monitorada.
De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros na cidade poderão chegar aos 38°C, batendo o recorde histórico registrado em 2015, quando a temperatura atingiu a casa dos 37,7°C.
Segundo Azevedo, essa alta na temperatura se deve ao fato de uma onda de ar seco que sobrevoa a região central do Brasil, que faz com que a temperatura se eleve.
— Além da ausência de chuvas, o predomínio do céu claro faz com que a incidência de raios solares seja maior, fazendo com que os termômetros subam bastante, podendo bater o recorde histórico na temperatura.
Previsão do tempo
Segundo Azevedo, este sábado será de céu aberto com a mínima de 20°C e sem previsão de pancadas de chuva na cidade, com a umidade relativa do ar na casa dos 15°, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a saúde humana é de 60%.
No domingo, a mínima segue na casa dos 20°C e a máxima poderá ser de 33°C, com a umidade relativa do ar ainda bem abaixo do recomendado, chegando a 20%.
E a temperatura na capital deve continuar alta no início da semana. Segundo o meteorologista, na segunda-feira, os termômetros devem ficar entre 20°C e 34°C, sem previsão de chuva para os próximos dias.
Ainda segundo o meteorologista, ele explica que o desconforto térmico, que é a forma como o corpo humano sente a temperatura do ar, poderá ser de 37°C na capital nesta semana.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento