BH tem novo alerta de chuva forte e ventos que podem chegar a até 50km/h neste domingo
Alerta da Defesa Civil da capital vai até 8h de segunda-feira (15)
Minas Gerais|Bruno Menezes, da RECORD MINAS

Após os registros de alagamentos, quedas de árvores e outras ocorrências relacionadas à forte chuva que atingiu Belo Horizonte na madrugada de sábado (13), a Defesa Civil da capital voltou a emitir um novo alerta de chuva forte neste domingo (14). O aviso é válido até às 08h de segunda-feira (15).
De acordo com o órgão, Belo Horizonte pode registrar pancadas de chuva entre 40 mm e 60 mm, com ventos que podem atingir os 50km/h. Segundo o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Lizandro Gemiacki, áreas de instabilidade estão concentradas em algumas regiões do país.
“Neste final de semana, várias área de instabilidade se formam sobre a região central e Sudeste do Brasil, favorecendo a ocorrência de temporais. Ao longo do domingo e no início desta semana temos um clima favorável à ocorrência de tempestades e chuvas intensas que podem alcançar acima de 30 mm por hora”, comenta.
Em caso de chuva forte e inundação, a Defesa Civil de Belo Horizonte faz algumas recomendações. Uma delas é evitar o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. Outra dica é não atravessar ruas alagadas, nem deixar crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. É recomendado não estacionar veículos próximo a árvores e observar o comportamento de encostas e morros.
Madrugada de sábado
Moradores da região da Pampulha, em Belo Horizonte, sofreram com a forte chuva que atingiu a capital na madrugada desse sábado (13).
No bairro Liberdade, a enxurrada impediu a passagem de carros pela via. Um motorista precisou passar pela divisória entre as faixas para fugir da tempestade, enquanto outros carros acabaram ilhados em um posto de gasolina.
Já no bairro Aeroporto, na mesma região, a chuva derrubou árvores de grande porte e destruiu o tapume de uma obra. As paredes da fechada de uma casa na rua Aeroviários também foram derrubadas após serem atingidas por um tronco. Cabos de um poste também foram danificados, causando queda de energia em todo o bairro.
Segundo a Defesa Civil, além da Pampulha, as regiões de Venda Nova, Norte, Nordeste e Noroeste foram as mais impactadas pela chuva, que foi considerada de intensidade extremamente forte, quando chove mais de 5mm durante 5 minutos em uma mesma área.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















