Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH vive infestação de "mosquitinho preto" por causa da chuva

Bióloga explica que os insetos não transmitem doenças e a quantidade pode ter a ver com o excesso de chuvas em janeiro e fevereiro na capital

Minas Gerais|Natália Jael, da RecordTV Minas

Mosquitinho preto é assunto nas redes sociais
Mosquitinho preto é assunto nas redes sociais

Moradores de várias regiões de Belo Horizonte e região metropolitana têm relatado nas redes sociais a invasão de um "mosquitinho preto" em suas casas e apartamentos. Nos comentários, muitos afirmam terem sido picados e agora estão preocupados se o inseto é transmissor de alguma doença.

Essa também é a percepção de Wilson Melo, presidente de associação comunitária. Há uma semana sua rotina é observar e limpar. Desde que esses pequenos mosquitos apareceram no prédio dele, o incômodo e a preocupação são grandes.

— Incomoda muito na hora das refeições e na hora que você tá assistindo uma televisão. Ele adora ficar pousando na pele da gente.

Em uma rede social, ele relatou o problema e recebeu duzentos comentários de moradores de vários bairros de Belo Horizonte e o problema parece ser geral.

Publicidade

Além do desconforto dentro de casa, o Wilson está com medo de que os pequenos insetos sejam transmissores de doenças.

— Tiveram diversos relatos de que esses mosquitos gostam de lugares úmidos, que saem dos esgotos. Então, a gente fica preocupado com essa situação, se eles podem trazer doenças. E quando você mata ele, sai um líquido amarelo, que falam que é o sangue do mosquito. 

Publicidade

Sem preocupação

Mas quem recebe esses indesejáveis visitantes em casa não precisa ficar muito preocupado não. Os mosquitinhos não são vetores de nenhuma doença só causam incômodo mesmo. Mas tem que ficar atento com a exposição de alimentos como frutas e tomar cuidado com o lixo, como explica a bióloga Viviane Avelar. 

— É importante ressaltar que todo animal que pousa em algum lugar que possa conter bactérias e, por ventura, venha a pousar em algum alimento, pode carregar em sua pata algumas bactérias causadoras de enfermidade. Mas ressalto, ele não causa nenhum tipo de doença. 

A bióloga explica que a proliferação dos mosquitos não pode ser considerada uma praga, mas um desajuste ambiental causado, muito possivelmente, pela quantidade de chuva que caiu neste ano.

— É um inseto que se alimenta de fungos. Quando a gente tem grande quantidade de chuva, a gente tem uma proliferação de fungos. E pode ser que esse aumento possa ter ocasionado essa explosão populacional. 

Quem está com essa infestação em casa, não tem muito o que fazer. A melhor opção é fechar as janelas e portas para evitar a entrada dos mosquitos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.