BHTrans vai fazer ranking de qualidade dos ônibus de BH
Órgão vai colher a opinião dos passageiros, além de avaliar o número de viagens e de pessoas transportadas por cada coletivo
Minas Gerais|Mayara Folco, da Record TV Minas
A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) vai realizar um ranking sobre a qualidade dos ônibus coletivos da cidade.
Nesta semana, o órgão municipal começa a colher dados que vão ser utilizados no cálculo do IDO (Índice de Desempenho Operacional).
O IDO vai ser calculado a partir de informações como lotação, número de viagens e qualidade dos veículos. Todas as linhas municipais serão avaliadas pela BHTrans, que também vai recolher reclamações dos usuários através do aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte e da companhia.

As empresas que tiverem as menores avaliações do IDO terão uma fiscalização mais firme. De acordo com o superintende de Transporte Público da BHTrans, Sérgio Carvalho, a expectativa é que a qualidade dos ônibus melhore com a divulgação do Índice.
— A gente espera que traga a promoção gradual e melhoria dos serviços ofertados aos usuários. Que as empresas busquem, cada vez mais, melhorar a qualidade dos serviços, já que as viações também podem sofrer sanções.
Veja: Oito novas linhas de ônibus passam a circular nesta quinta (22) em BH
Um relatório com os dados serão divulgados mensalmente. As linhas serão classificadas com letras que vão de A a E, sendo A as melhores.
Entre janeiro e março deste ano, 83% da frota do transporte coletivo circulou pelas ruas de Belo Horizonte, de acordo com a BHTrans. Entre março e início de abril, a oferta caiu para 73,5%. A mudança desagradou muitos passageiros, como a auxiliar administrativa Laysa Leite, que espera que o Executivo escute os usuários do transporte público.
— Os ônibus estão atrasando e os horários estão bem reduzidos. Tem que ouvir a população, já que é a opinião de quem usa o transporte, mais importante.














