Biografia do ex-governador Hélio Garcia é lançada em Belo Horizonte
“Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”, do jornalista Itamar de Oliveira, será apresentada nesta segunda-feira (1º)
Minas Gerais|Do R7

Após mais de cinco anos de pesquisas e uma série de entrevistas, o jornalista e professor Itamar de Oliveira lança, na noite desta segunda-feira (1º), o livro “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”, biografia sobre o ex-governador de Minas Gerais. O evento, com entrada gratuita, acontece às 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras, no centro de Belo Horizonte.
A obra é dividida em três partes e a primeira, denominada “Nos tempos de Hélio Garcia”, relata toda a trajetória política de Hélio, desde o seu nascimento em Santo Antônio do Amparo, cidade a 192 km da capital mineira, até o final da carreira pública nos anos 60.
A segunda parte traz entrevistas de amigos, adversários e companheiros do ex-governador, como Romeu Queiroz, Walfrido dos Mares Guia, Alysson Paulinelli, Paulino Cícero, Ronan Tito, Pimenta da Veiga, Aécio Neves e Patrus Ananias.
Já a terceira levanta a importância do papel político de Hélio Garcia na transição democrática brasileira, através de depoimentos dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, dos ex-ministros Delfim Netto e Francisco Dornelles, e dos ex-governadores Pedro Simon, Luiz Antônio Fleury Filho e Ciro Gomes.
Hélio Garcia
Hélio Carvalho Garcia nasceu no dia 16 de março de 1931, na cidade Santo Antônio do Amparo. Bacharel em direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), começou a carreira política em 1962 quando se elegeu deputado estadual.
Foi também deputado federal, presidência da Caixa Econômica em Minas Gerais, prefeito de Belo Horizonte, vice-governador e, mais tarde, governador estadual.
Após ser internado para tratamento de uma embolia pulmonar, Hélio morreu aos 85 anos, em Belo Horizonte, em decorrência de insuficiência respiratória.
Autor
Itamar de Oliveira é jornalista, professor e tem uma extensa trajetória na cobertura política e acompanhou a carreira de Hélio Garcia.
"Eu acompanhei todo o processo das “Diretas Já”, transição democrática brasileira. Percebi que na história recente, ninguém tinha mostrado a importância do Hélio nesse contexto”, relatou.
Na política, chegou a ser secretário-geral do PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro), presidente Fundação Ulysses Guimarães e foi secretário de Indústria e Comércio na gestão do ex-prefeito de BH, Célio de Castro.
Serviço – Lançamento “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”
Local: Academia Mineira de Letras. Rua da Bahia, número 1466, Centro;
Data: 1º de agosto (Segunda-feira);
Horário: 19h30;
Entrada gratuita














