Logo R7.com
RecordPlus

Blackface: alunos de repúblicas de MG são acusados de prática racista

Estudantes foram fotografados com uma tinta escura pelo corpo durante uma festa tradicional na cidade de Ouro Preto

Minas Gerais|Núbia Roberto, Laura Baraldi e *Arthur Santana, da Record TV Minas

  • Google News
República se desculpou por meio de nota
República se desculpou por meio de nota

Estudantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), a 100 km de Belo Horizonte, acusam outros alunos da prática racista conhecida como 'Blackface'. Durante uma festa, que aconteceu no último fim de semana, alguns participantes se pintaram com tinta para escurecer a pele.

As fantasias foram fotografadas no "Miss Bixo", evento de repúblicas em que os estudantes fazem uma apresentação referente a algum desenho, personagem ou tema.


Segundo uma das repúblicas que estava presente na festa, o tema escolhido pelos moradores foi o desenho Corrida Maluca, e três pessoas se pintaram de marrom para representar as atrações.

"Pedimos desculpas aos que se sentiram ofendidos pela forma como representamos esses personagens. Em nossa república repudiamos qualquer ato de racismo, e estamos abertas para esclarecer e debater sobre essa questão, mas esclarecemos que não fizemos Blackface para representar pessoas pretas. As fantasias pretendiam representar os personagens fictícios", escreveu em uma rede social.


Por meio de nota, a assessoria de imprensa da UFOP informou que abriu um procedimento interno para apurar o caso. A universidade ainda reafirmou "seu posicionamento contra qualquer ação que se configure como de cunho racista ou que esteja alinhada com outras formas de discriminação".

Já as Polícias Militar e Civil disseram que, até o momento, não houve registro na região em relação à denúncia.

*Estagiário sob supervisão de Núbia Roberto

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.