Em meio às enchentes provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, bombeiros de Minas Gerais se mobilizam para resgatar não apenas humanos.
Caso aconteceu em Raposos, na Grande BH
Divulgação / Corpo de BombeirosNeste domingo (9), uma equipe da corporação socorreu dois cães que ficaram ilhados na cidade de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em uma das operações, o tenente Pedro Aihara mergulhou em uma loja inundada para conseguir resgatar um cachorro que estava boiando em um pálete. A cena foi registrada pela câmera acoplada à roupa do militar.
O prédio, de aproximadamente 4 metros de altura, estava praticamente tomado pela água, recorda Aihara. No vídeo, é possível ver o cão bem próximo ao teto. Foram necessários mais de três minutos para o resgate.
"Foi um pouco complicado porque o cachorro estava agressivo, nos mordendo. Sem falar que havia muitos caramujos, o que gera risco de esquistossomose. Os postes elétricos ainda estavam energizados", destaca o militar sobre os desafios da operação.
De acordo com Aihara, o outro cão teve um salvamento mais fácil, já que ele estava em cima do teto de uma casa.
Chuva na Grande BH
A enchente em Raposos foi causada pelo aumento do nível do rio das Velhas, que corta a cidade. A ponte que liga dois lados do município foi alagada e alguns bairros ficaram ilhados. A prefeitura estima que aproximadamente 11 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. A cena se repetiu em outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
"Nos deslocamos para Raposos para resgatar os ilhados. Havia pessoas acamadas. A gente precisava passar para o outro lado para o atendimento médico", detalhou Aihara sobre os trabalhos na cidade.