Bombeiros confirmam três mortes e suspendem buscas em local de desabamento de casa em BH
Militares não encontraram indícios de que há mais vítimas nos escombros e operação foi suspensa neste domingo (29)
Minas Gerais|Bruno Menezes, da RECORD MINAS
Militares do Corpo de Bombeiros suspenderam na manhã deste domingo (29), as buscas por uma possível quarta vítima do desabamento de uma casa no bairro Paraíso, na região Leste de Belo Horizonte. A corporação informou que não foi encontrado nenhum indício de que mais uma vítima estaria nos escombros.
“Dispomos de cão farejador na busca que não identificou nenhum novo ponto com possível vítima sob escombros, bem como não foi encontrado nenhum indício ou vestígio de uma quarta vítima”, traz a nota do Corpo de Bombeiros.
Neste sábado (28), a corporação confirmou que três idosas de 60, 70 e 80 anos morreram após o incidente. Os corpos delas foram resgatados. Cães farejadores foram utilizados nas buscas.
A Defesa Civil de Belo Horizonte esteve no local e interditou quatro casas. Duas delas no mesmo lote, sendo que em uma foi realizado o isolamento da área de serviço, cozinha, copa e área de serviço localizadas no segundo pavimento, além do porão situado no primeiro pavimento. Na segunda, houve o isolamento da área dos fundos e de cômodos situados próximos ao talude.
A terceira casa próxima foi completamente isolada devido ao risco de colapso e desabamento de escombros. Já a quarta casa teve a área dos fundos isolada em razão do risco de deslizamentos.
Em 2022, a defesa civil fez uma vistoria no imóvel e constatou problemas como rachaduras e infiltrações. Na época, os donos foram orientados a fazer os reparos, mas a casa não chegou a ser interditada. A perícia da Polícia Civil vai apontar as causas do desabamento da casa.
Pronunciamento
O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) se pronunciou sobre a tragédia na noite deste sábado. Por meio de uma rede social, o prefeito lamentou as mortes e prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Fuad disse ainda que a prioridade neste momento é garantir a segurança dos moradores da região e evitar novas vítimas. Veja o que disse o prefeito na íntegra: