Bombeiros foram acionados por funcionários do local
Reprodução/ Record TV MinasNove turistas taiwaneses foram resgatados em uma cachoeira em Conceição do Mato Dentro, a 163 km de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (20). Eles ficaram ilhados devido a uma tromba-d'água que atingiu a região.
O resgate aconteceu na parte baixa da cachoeira do Tabuleiro, a maior do estado, que fica no Parque Natural Municipal Cachoeira do Tabuleiro. Os turistas foram surpreendidos pelo volume inesperado de água no local, e funcionários acionaram os bombeiros, que já faziam ação de prevenção aquática devido ao feriado de Carnaval.
Não chovia no momento do resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco vítimas foram transportadas pela aeronave Arcanjo e quatro foram conduzidas por terra.
Os guias do parque ajudaram os militares no resgate, uma vez que eles conhecem melhor as trilhas da região.
Durante o período de chuvas, é preciso ter atenção ao visitar locais como cachoeiras, devido a fenômenos como esse. O Corpo de Bombeiros recomenda à população que fique atenta aos sinais.
"Nesse período chuvoso, esse fenômeno da cabeça-d'água constantemente acontece, então é preciso estar sempre atento a esses sinais. Às vezes não vai chover na cachoeira, chove na cabeceira do leito do rio, e isso acaba enganando as pessoas. Vai chover muito lá, vai vir um volume de água muito intenso e acabar transformando o momento de lazer em momento de tragédia", ressalta a capitã Thaise Rodrigues Rocha, do Corpo de Bombeiros.