Brasileiro baleado ao ser assaltado nos EUA já foi preso em MG por roubo
Homem de 29 anos foi preso ao ser transferido para um hospital de Belo Horizonte; Justiça não informou o motivo da prisão
Minas Gerais|Do R7
O brasileiro Webert Matheus de Paula Reis, de 29 anos, que ficou paraplégico após ser baleado ao ser vítima de um assalto nos Estados Unidos em 2022, tem passagem pela polícia também por roubo. O registro foi feito em 2014, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o boletim de ocorrência, policiais militares realizavam patrulhamento em uma das principais vias da cidade quando três pessoas, ao perceberem que seriam abordados, desceram de um carro e fugiram a pé. A polícia conseguiu localizar dois deles. Um deles, era Reis.
Com ele, foi encontrado R$600 e um aparelho celular. Com um menor de idade, foi encontrada uma réplica de arma de fogo. Segundo a polícia, a dupla confessou o crime.
No momento da abordagem, o dono do carro em que o trio estava os reconheceu como autores do assalto. A vítima relatou aos militares que estava abastecendo o veículo quando foi abordada pelo grupo.
A reportagem tenta contato com a defesa de Reis, que está internado sob escolta em Belo Horizonte.
Entenda o caso
No último sábado (15), os funcionários do Hospital João 23, no centro de Belo Horizonte, foram surpreendidos com a chegada de Reis no hospital, transferido de avião dos Estados Unidos. Ao dar entrada no prontuário, o hospital descobriu um mandado de prisão contra o rapaz, que continua internado em estado grave.
A reportagem procurou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais para saber detalhes do mandado de prisão, mas o processo corre em segredo de Justiça.
Assalto nos Estados Unidos
Reis foi alvo de um assalto no salão onde trabalhava na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, em janeiro de 2022, levou um tiro no pescoço e ficou em coma em um hospital estadunidense. Além de diversas fraturas e lesões, teve infecções bacterianas, urinárias e pneumonia. A família chegou a fazer uma vaquinha online para ajudar no tratamento no exterior.
Segundo o irmão do rapaz, a mulher de Reis chegou a pensar em levar o marido para Governador Valadares, mas os parentes acharam complicada a viagem. “Ela queria levá-lo para Valadares, mas lá não tem recurso ideal. A gente falou para ele ser trazido para Belo Horizonte porque aqui tem assistência melhor. Aí, ela aceitou”, contou o irmão Robert Reis.
Transferência
Reis foi colocado em um avião com uma UTI móvel, levado para Belo Horizonte e acompanhado por dois médicos estadunidenses, que solicitaram uma ambulância e levaram Reis para o Hospital João 23, no último sábado (15). No entanto, nem o hospital, nem a PF (Polícia Federal) sabiam da chegada do paciente, levado diretamente em voo que partiu dos Estados Unidos. A família, inclusive, não sabe quem pagou a transferência, uma vez que a mulher de Reis não viajou com ele.