Logo R7.com
RecordPlus

Brincadeira com pipas deixa mais de 500 mil consumidores sem energia em Minas

Cemig alerta para risco de acidentes e recomenda soltar pipa longe da rede elétrica

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Pipas devem ser empinadas em local aberto e longe da fiação
Pipas devem ser empinadas em local aberto e longe da fiação

Mais de 500 mil consumidores mineiros ficaram sem energia este ano por problemas na rede elétrica provocados por pipas ou papagaios, uma brincadeira típica nesta época de inverno em boa parte do Brasil.

Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (27) pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), desde o início deste ano foram registrados 1.922 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica em decorrência de pipas na rede.


Ainda segundo a Cemig, na maior parte das vezes, os cabos de energia são rompidos pelo uso de cerol - mistura cortante feita com cola e vidro colocada sobre a linha da pipa ou papagaio. Além disso, em alguns casos, a linha fica presa à rede elétrica e, na tentativa de soltá-la, há a ocorrência de curto circuito.

Leia mais notícias no R7 MG


De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar as pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica e não se deve utilizar fios metálicos ou cerol. Além disso, em caso da pipa ficar presa em algum fio, a pessoa não deve tentar soltá-la.

Ainda segundo o especialista, atualmente existe no mercado a "linha chilena" que é semelhante ao cerol, mas produzida em escala industrial. Entretanto, o material também não deve ser utilizado já que, além do perigo de rompimento de cabos elétricos em caso de contato com a rede, oferecem risco de ferimentos e cortes em quem manuseia.


— Esse tipo de linha é muito mais cortante do que o cerol comum, e infelizmente é possível adquirir este material de origem estrangeira pelo mercado paralelo e até pela internet.

A Cemig também alerta para acidentes graves. Nos últimos dois anos, uma pessoa morreu e outras três tiveram ferimentos graves causados por choque elétrico. Esse tipo de acidente acontece principalmente quando a pessoa tenta soltar uma pipa presa a um cabo de energia utilizando pedaços de madeira ou barras metálicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.