Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brumadinho: Jovem resgatada por helicóptero recebe alta de hospital 

Talita Cristina Oliveira de Souza, de 16 anos, teve perna e bacia fraturadas depois de ser atingida pela lama de rejeitos da Vale, em 25 de  janeiro

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Adolescente comemorou aniversário em hospital
Adolescente comemorou aniversário em hospital

Depois de quase seis meses da tragédia que matou 248 pessoas, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, Talita Cristina Oliveira de Souza, de 16 anos, recebeu alta, nesta quarta-feira (17), do hospital em Betim. Os bombeiros ainda procuram por 22 pessoas desaparecidas sob o rejeito deixado pelo rompimento da barragem da Vale. 

As imagens do resgate de Talita rodaram o mundo. Em uma manobra difícil a major Karla Lessa do Corpo de Bombeiros aproximou o helicóptero da lama de rejeitos, enquanto dois voluntários e socorristas tentavam soltar a jovem do lamaçal. A cena foi registrada com exclusividade pela Record TV Minas.

A adolescente quebrou uma das pernas e a bacia. Quatro cirurgias foram necessárias para o reparo das fraturas, nos últimos meses. Segundo os médicos, serão necessários outros procedimentos daqui dois anos e, novamente, quando a jovem completar 30 anos. 

Aniversário no hospital


Cercada por familiares, Talita conta que o apoio dos parentes foi fundamental para a recuperação. O suporte também veio dos funcionários do hospital, que se tornou sua casa. Foi na unidade de saúde que ela comemorou o aniversário de 16 anos, no último dia 11 de junho.

— Estou feliz por ir embora, mas triste por deixar a equipe do hospital. Eles foram uma família para mim.


Entre uma consulta e outra, a jovem aprendeu a fazer crochê para se distrair. O passatempo também ajudou a pensar menos na tragédia.

Ela não foi a única vitima na família. A sobrinha dela, então com 14 anos, também estava em casa quando o imóvel foi engolido pela lama e morreu.


Embora Talita tenha deixado o hospital, ela ainda precisa de acompanhamento médico. Nos próximos meses a adolescente e a família vão ficar hospedados em um hotel na região central de Betim, onde uma equipe médica vai ir vê-la todas as semanas. Os gastos serão pagos pela Vale.

A jovem diz que quer fazer atividades de um adolescente qualquer nas próximas semanas. A programação inclui ir a shoppings e ao cinema. Um lançamento deixa Talita ansiosa.

— O primeiro filme que eu quero assistir é o Rei Leão, que vai estrear amanhã.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.