Logo R7.com
RecordPlus

Cachoeira Véu da Noiva, na Serra do Cipó, é interditada por risco de queda de rocha

Defesa Civil foi acionada após turista perceber fenda no bloco de pedra que tem quase oito metros de altura por quatro de largura

Minas Gerais|Pablo Nascimento e Bruno Menezes, da Record TV Minas

  • Google News
Bloco de quartzito fica na área do poço da cachoeira
Bloco de quartzito fica na área do poço da cachoeira

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram o acesso à cachoeira Véu da Noiva, ponto turístico da Serra do Cipó, na cidade de Santana do Riacho, a 110 km de Belo Horizonte, devido ao risco de queda de uma rocha no local.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp


· Compartilhe esta notícia no Telegram

A estrutura, segundo o tenente Vanderson Eduardo, do Corpo de Bombeiros, é um bloco de quartzito com oito metros de altura e quatro de largura. Ela fica localizada na lateral do poço onde os turistas nadam. Ainda não foi possível estimar o peso da pedra.


"Ele está praticamente solto. Está preso apenas pelo próprio peso que o equilibra e evita a queda. Todas as laterais e o fundo estão soltos", detalhou o comandante dos Bombeiros.

Veja vídeo do local:


O tenente explica que a equipe foi acionada na última sexta-feira (28) ao local após uma geóloga que visitava a cachoeira, a passeio, perceber a fenda. Um laudo da Defesa Civil municipal indica que “aparentemente a fratura originou-se de um deslocamento natural, sem interferência antrópica”.

O relatório também aponta que fotos feitas em julho de 2022 já indicavam um deslocamento da rocha. “No entanto, houve um aumento significativo na fenda formada entre o fragmento deslocado e a estrutura rochosa”, destaca o parecer técnico.


“Com base na avaliação das informações apresentadas e nos dados colhidos em vistoria, é possível concluir que houve movimentação do fragmento rochoso, e que o mesmo possui risco iminente de queda”, concluiu o relatório.

O parecer da Defesa Civil pediu a interdição até a elaboração de um laudo geotécnico “no qual será avaliado o risco de queda da estrutura rochosa fragmentada e da área em geral”. “Faz-se necessário também a remoção da estrutura solta conforme avaliação do profissional qualificado na área”, concluiu.

Rocha com risco de queda fica na lateral esquerda do poço
Rocha com risco de queda fica na lateral esquerda do poço

Em comunicado, o camping ACM, responsável pela administração da cachoeira, informou que apenas a cachoeira está interditada para "manutenção preventiva". A associação destacou que o camping segue em funcionamento, com "acesso aos chalés, piscina de água natural, quadras esportivas, lanchonete e restaurante".

O prefeito Fernando da Farmácia (DEM) destacou que apenas a cachoeira Véu da Noiva está interditada na cidade. O camping e as demais cachoeiras da região estão liberadas para visitação normal de turistas.

"O local é uma área particular e solicitamos que a área fosse interditada até que um geólogo contratado faça a avaliação. A expectativa é de que a avaliação fosse feita neste fim de semana. Durante esta próxima semana deveremos ter novidades sobre o laudo", explicou o chefe do Executivo de Santana do Riacho.

Serra do Cipó

A cachoeira Véu da Noiva é uma das principais do Circuito do Parque Nacional da Serra do Cipó. A serra, referência turística em Minas Gerais, fica entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho e faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço. São 100 mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.