Dos 47 milhões de sacas de café produzidos no Brasil na última safra, 22,1 milhões saíram de terras mineiras. No cenário da cafeicultura, Minas Gerais aparece como maior produtor e exportador do grão do mundo.
Café é o tema da nova série da Record TV Minas
RecordTV Minas/ReproduçãoCom tanta expressividade no agronegócio do produto, o que não falta é café premiado no estado. Um dos exemplos é o produzido pelo Sítio da Torre, no município de Carmo de Minas, a 397 km de Belo Horizonte.
A propriedade vem passando de geração em geração desde que o bisavô de Álvaro Coli veio da Itália, no século 19. Hoje, são 65 hectares, onde são cultivadas 12 variedades diferentes e colhidas, em média, 1.500 sacas por ano.
Todo o processo de produção é natural, sem nenhuma intervenção humana. Até a irrigação é feita com água da chuva. A preocupação com a sustentabilidade tem rendido troféus à família.
Em conversa com a Record TV Minas, Coli falou sobre a sua paixão pelo café e pelo Sítio da Torre. Segundo o cafeicultor, é "muito gratificante" trabalhar no cultivo do grão e ele "não consegue viver" se não for atuando na produção de cafés especiais.
Assista a íntegra do episódio no início da reportagem. Veja outros conteúdos em texto e em podcast sobre o tema neste link. A série “Café com Aroma de Minas” é um oferecimento do Sistema Faemg, Senar, Inaes e Sindicatos. A união e a força do campo.
Café com Aroma de Minas
A Record TV Minas estreou, nesta segunda-feira (18), uma série especial sobre o café. Do pé à xícara, “Café com Aroma de Minas” retrata todo o processo da cadeia produtiva, o surgimento dos segmentos especiais, o dia a dia e desafios dos produtores.
A produção jornalística conta ainda com nove episódios de podcast, reportagens especiais para o R7 e conteúdos exclusivos para as plataformas digitais. Confira o primeiro episódio do programa de áudio: