Café com Aroma de Minas Cafés mineiros colecionam premiações e troféus pelo mundo

Cafés mineiros colecionam premiações e troféus pelo mundo

Minas Gerais é o maior produtor e exportador do grão mundial; sustentabilidade rendeu troféu à produção do estado

Dos 47 milhões de sacas de café produzidos no Brasil na última safra, 22,1 milhões saíram de terras mineiras. No cenário da cafeicultura, Minas Gerais aparece como maior produtor e exportador do grão do mundo.

Café é o tema da nova série da Record TV Minas

Café é o tema da nova série da Record TV Minas

RecordTV Minas/Reprodução

Com tanta expressividade no agronegócio do produto, o que não falta é café premiado no estado. Um dos exemplos é o produzido pelo Sítio da Torre, no município de Carmo de Minas, a 397 km de Belo Horizonte.

A propriedade vem passando de geração em geração desde que o bisavô de Álvaro Coli veio da Itália, no século 19. Hoje, são 65 hectares, onde são cultivadas 12 variedades diferentes e colhidas, em média, 1.500 sacas por ano.

Todo o processo de produção é natural, sem nenhuma intervenção humana. Até a irrigação é feita com água da chuva. A preocupação com a sustentabilidade tem rendido troféus à família.

Em conversa com a Record TV Minas, Coli falou sobre a sua paixão pelo café e pelo Sítio da Torre. Segundo o cafeicultor,  é "muito gratificante" trabalhar no cultivo do grão e ele "não consegue viver" se não for atuando na produção de cafés especiais.

Assista a íntegra do episódio no início da reportagem. Veja outros conteúdos em texto e em podcast sobre o tema neste link. A série “Café com Aroma de Minas” é um oferecimento do Sistema Faemg, Senar, Inaes e Sindicatos. A união e a força do campo.

Café com Aroma de Minas 

A Record TV Minas estreou, nesta segunda-feira (18), uma série especial sobre o café. Do pé à xícara, “Café com Aroma de Minas” retrata todo o processo da cadeia produtiva, o surgimento dos segmentos especiais, o dia a dia e desafios dos produtores.

A produção jornalística conta ainda com nove episódios de podcast, reportagens especiais para o R7 e conteúdos exclusivos para as plataformas digitais. Confira o primeiro episódio do programa de áudio: 

Últimas