Camelo fêmea do zoológico de BH morre após quadro de infecção
Animal de 9 anos estava em tratamento há mais de 30 dias; Nataline teve insuficiência respiratória causada pela doença
Minas Gerais|Ana Luisa Sales*, do R7
O camelo fêmea Nataline, do Zoológico de Belo Horizonte, morreu aos 9 anos, nesta quarta-feira (31), em decorrência de uma infecção no sistema linfático. O animal vivia na instituição há 6 anos.
De acordo com a prefeitura, Nataline estava há mais de 30 dias em tratamento contra a doeça. Ela foi submetida a diferentes intervenções terapêuticas promovidas pela equipe de veterinários, biólogos e tratadores de animais do zoológico, além de professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
A necropsia, procedimento que busca entender a causa do óbito, mostrou que a morte foi causada por insuficiência respiratória e edema pulmonar consequentes da infecção. O laudo definitivo será emitido em um prazo de até 30 dias.
Nataline nasceu em 2013 e veio do Zoológico Safari Porto Bello em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. O corpo do camelo será levado para o Museu de História Natural da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).
Histórico
Em julho deste ano, a zebra Mila morreu após apresentar um quadro agudo de cólica intestinal. O animal da espécie Burchell estava com 19 anos e vivia no Zoológico de BH desde os 3 anos.
De acordo com a Fundação Zoobotânica da capital mineira, entre os anos de 2020 e 2021, 70 animais morreram na unidade. Na época, a prefeitura alegou que o número "maior" incluía o óbito de aves, que vivem menos, e animais já idosos. No mesmo período, outros 34 nasceram ou chegaram ao zoológico.
*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento