Caso de intoxicação por metanol é investigado em MG
Informação foi confirmada neste sábado (4) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Minas Gerais|Bruno Menezes, da RECORD MINAS

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, confirmou neste sábado (4), que Minas Gerais está investigando um caso de intoxicação por metanol. O novo boletim do Ministério da Saúde dá conta de 127 notificações no país, sendo 11 casos confirmados e 116 ainda em investigação. Dentre os registros, 12 são de óbitos, sendo um confirmado no estado de São Paulo e 11 em investigação nos estados da Bahia (1)m Pernambuco (1), Mato Grosso do Sul e São Paulo (8).
Na sexta-feira (3), a Polícia Federal, em conjunto com o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), realizou uma nova etapa de fiscalizações em indústrias de bebidas. Em Minas Gerais, a ação ocorreu em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A verificação também ocorreu no interior de São Paulo, na região de Campinas e em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Joinville.
Foram coletadas amostras representativas dos produtos produzidos e armazenados, que serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária. Segundo a Polícia Federal, as verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.
Ainda neste sábado, Padilha confirmou a aquisição de 2,5 mil tratamentos do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol. O medicamento foi viabilizado em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) junto a um fabricante do Japão. O antídoto chegará ao Brasil na próxima semana e será distribuído aos estados brasileiros de acordo com a demanda apresentada.
O portal R7 procurou e aguarda um posicionamento da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
