Cefet-MG terá primeiro centro de reciclagem de carros da América do Sul
Projeto foi criado a partir de parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão
Minas Gerais|Do R7
O Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) terá o primeiro centro de reciclagem de veículos da América Latina, segundo a direção da instituição. O projeto terá início a partir de fevereiro 2015 por meio de um acordo com a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e a empresa Kaiho Sangyo, líder no país na reciclagem de carros em fim de vida útil.
Com a parceria, a Jica investirá aproximadamente $1 milhão para a criação de uma unidade piloto de reciclagem de veículos e de um Centro Internacional de Treinamento no campus 2 (unidade Belo Horizonte) do Cefet-MG. Ainda neste ano, professores da instituição irão ao Japão para aprender as técnicas de reutilização das peças.
No país parceiro há uma legislação de regulamenta e incentiva a reciclagem de veículos. A prática é tratada como uma indústria descontaminante, despoluente e recuperadora de recursos naturais. A utilização de sucata ferrosa desses veículos, por exemplo, reduz em até 56% o consumo de energia na produção de aço comparado com a fabricação desse metal a partir do minério de ferro. No caso do alumínio e cobre, a redução de energia supera 90%. Reutilizando os carros, é possível encontrar materiais ainda mais preciosos, como explica o diretor geral do centro de educação, Márcio Silva Basílio.
— Em uma tonelada de placas da parte eletrônica do carro podemos recuperar 280g de ouro. Para fazermos uma comparação, a mineração, por exemplo, só é viável quando encontramos 8g de ouro em uma tonelada de rocha.
Ainda de acordo com Basílio, não existem empresas que compram peças recicladas de carros no Brasil mas o objetivo é trazer o conhecimento para o País e estimular o mercado.
Os primeiros três anos de funcionamento do centro de reciclagem serão para o aperfeiçoamento de técnica e adaptação para o carros brasileiros com participação de estudantes e professores do Cefet de diversas áreas como engenharias mecânica e ambiental, administração, computação, química, entre outros. Após esta etapa, o Centro Internacional de Treinamento irá disponibilizar aulas para toda a comunidade.
* Com colaboração da estagiária Laura Marques
Os japoneses inventaram uma máquina que transforma plástico em combustível. Veja: