COP-BH vai passar a monitorar câmeras de segurança nas unidades de saúde
Divulgação/PBH/Breno PataroAté o fim do ano, 364 centros de saúde, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Unidades de Referência Secundárias e Diretorias Regionais de Saúde de Belo Horizonte serão monitorados por câmeras de segurança. Cerca de 200 unidades de saúde já estão com equipamentos instalados e, nos demais, isso será feito de forma gradual, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Ao todo, serão 1.322 câmeras, que passarão a monitorar os locais sete dias na semana pelo COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo secretário municipal de saúde de Jackson Machado.
— O sistema nos permite levar mais segurança aos usuários, justamente devido ao monitoramento que é feito em tempo real. Com essa supervisão através das câmeras, será possível uma pronta resposta caso tenhamos ocorrências nas unidades da Rede SUS-BH.
Monitoramento
A partir do monitoramento, caso os trabalhadores de saúde identifiquem alguma situação que possa colocar em risco os usuários ou trabalhadores, um plantonista da Secretaria Municipal de Saúde aciona a Sala de Controle Integrado do COP-BH para fazer o acompanhamento das imagens das câmeras. São quatro profissionais fazendo escala de 12h por 36h.
Dependendo da ocorrência, o profissional na sala do COP-BH pode acionar a central da Guarda Municipal e/ou da Polícia Militar.
Refrigeração de vacinas
A pasta também implementou monitoramento da temperatura dos contêineres refrigerados e ultra freezers que armazenam as vacinas utilizadas na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As câmeras instaladas nas Diretorias Regionais de Saúde vão permitir a visualização do painel que registra a temperatura do equipamento. Se observada alguma modificação, as providências são tomadas imediatamente e é feito o contato com a unidade para as reparações necessárias.