Cerca de 500 lojas de shoppings não irão reabrir na Grande BH
Associação diz que 15% do total de lojas de shopping da região metropolitana fecharam ou fecharão em breve; vendas online não suportaram despesas
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7
Ao menos 510 das 3.400 lojas de shoppings da região metropolitana de Belo Horizonte estão fechadas ou irão fechar em breve, é o que afirma o superintendente da Aloshopping (Associação dos Lojistas de Shopping Centers de Minas Gerais), Alexandre Dolabella França.
De acordo com ele, as vendas online não foram capaz de suprir a ausência do atendimento presencial, e os mais afetados foram os pequenos empresários, que trabalham com uma estrutura quase amadora.
— A venda online ficou restrita às grandes lojas, que já tinham estrutura, capilaridade. As pequenas lojas e os quiosques tentaram trabalhar pelo Whatsapp, mas isso não dá pra cobrir nenhum custo.
Alexandre Dolabella afirmou ainda que, além do fraco movimento nas vendas online, os comerciantes sofreram com a falta de auxílio financeiro. A economia brasileira, que vem se arrastando nos últimos anos, também impacta os lojistas.
Leia também
BH tem menor taxa de ocupação de leitos de UTI dos últimos 51 dias
Prefeitura de BH cassou alvará de 72 comércios abertos irregularmente
Governo de MG não prevê abertura de academias antes de setembro
Shoppings de BH terão que controlar acesso e aferir temperatura
BH decide manter comércios fechados na próxima semana
— O lojista que tinha capital de giro tinha uma verba pequena, para cobrir uns 45 dias. O Governo Federal também demorou a agir, a verba para empréstimo era baixa. E, junto com isso tudo, tem o empresário que passa sufoco com a recessão desde 2014.
De acordo com o superintendente da Aloshopping, Alexandre Dolabella França, a reabertura também não é solução, já que os lojistas teriam o retorno das despesas sem ter volume de venda. A medida também atrapalharia o combate à pandemia.
— Não sabemos se é pior a loja ficar fechada ou aberta, essa é a nossa situação. Apesar do sucesso do combate à pandemia, BH tem a maior quarentena do mundo. A gente reconhece que é complicado balancear economia e saúde, mas a Prefeitura poderia ter aberto mais leitos e permitir uma flexibilização do comércio.
Reabertura
Em Belo Horizonte, os shoppings estão impedidos de abrir as portas desde o final de março, quando a prefeitura, por meio de decreto, determinou que apenas comércios essenciais poderiam funcionar.
Na última sexta-feira (31), a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou um novo protocolo de reabertura gradual da economia. Conforme as novas regras, os shoppings centers e galerias comerciais poderão reabrir na fase 1, desde que atendam a uma série de medidas sanitárias, como controle de acesso e aferição de temperatura de clientes e funcionários.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli