Logo R7.com
RecordPlus

Chuva forte derruba ao menos 34 árvores na Grande BH e Defesa Civil mantém alerta

Volume de chuva previsto para esta quinta-feira pode chegar a 90mm, além da possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7 e Ricardo Machado, da RECORD Minas

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Fortes chuvas em BH causaram a queda de 34 árvores, mas sem feridos.
  • Uma árvore grande interditou a via no bairro Rosário Três, em Sabaracé.
  • Defesa Civil alerta para chuvas intensas com possibilidade de alagamentos e raios.
  • População deve evitar áreas de risco e se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção e evite áreas sujeitas a alagamentos, córregos e ribeirões Reprodução/Record Minas

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte provocaram a queda de ao menos 34 árvores entre a noite desta quarta-feira (21) e a manhã desta quinta-feira (22). Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.

A ocorrência de maior destaque foi registrada por volta das 20h10, no bairro Rosário Três, em Sabará, na Grande BH. Uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação elétrica e interditou completamente a via. Equipes dos bombeiros foram acionadas para o corte da árvore e para garantir a segurança do local.


Em Belo Horizonte, um galho de árvore caiu sobre um carro que trafegava pela avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da capital. O motorista não se feriu. Os bombeiros realizaram o corte do galho para liberar a via e evitar novos riscos.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva previsto para esta quinta-feira pode chegar a 90 milímetros. O órgão mantém alerta para a ocorrência de chuvas intensas, com acumulados entre 60 e 80 milímetros, além da possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até as 8h desta sexta-feira (23).


Recomendações à população

Durante o período de chuva, a Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção e evite áreas sujeitas a alagamentos, córregos e ribeirões. Também não é recomendado atravessar ruas alagadas nem permitir que crianças brinquem em enxurradas.

Outras orientações importantes incluem não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, atenção especial em áreas de encostas e morros e jamais se aproximar de cabos elétricos rompidos. Em caso de risco, a população deve acionar a CEMIG pelo telefone 116 ou a Defesa Civil pelo número 199.


Se forem observadas rachaduras em paredes, surgimento de fendas, depressões no terreno ou minas d’água, a recomendação é comunicar imediatamente a Defesa Civil. Em situações de raios, deve-se evitar áreas abertas e o uso de equipamentos elétricos.

Como receber alertas

Moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre chuvas fortes, tempestades, alagamentos, deslizamentos e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público da Defesa Civil em aplicativos de mensagem. Também é possível se cadastrar para receber alertas por SMS: basta enviar o CEP da rua para o número 40199. O serviço é gratuito.


As informações e recomendações também são divulgadas pelas redes sociais da Defesa Civil, no endereço defesacivilbh.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.