Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade a Cidade: moradores avaliam saúde pública como principal problema de Contagem

Prefeita Marília Campos tem a aprovação de 78% dos entrevistados; pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 de maio 

Minas Gerais|Do R7

O Instituto Realtime Big Data ouviu 1200 moradores de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte sobre o que eles pensam sobre os serviços públicos oferecidos à população da cidade. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 de maio, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo, o nível de confiança é de 95%. 

Dos entrevistados, 54% são homens e 46% são mulheres. O principal problema apontado em Contagem é a saúde pública, 26% das pessoas disseram que o atendimento é precário, os profissionais são ruins e falta atendimento especializado.

Pesquisa foi feita com 1200 pessoas
Pesquisa foi feita com 1200 pessoas Pesquisa foi feita com 1200 pessoas

Os alagamentos provocados pela chuva e decorrentes da falta de escoamento da água foram apontados por 14% dos entrevistados como o segundo maior problema. Segurança pública aparece como o terceiro maior problema da cidade, 13% dos moradores citaram a violência e o tráfico de drogas.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Os moradores reclamam também da dificuldade de se deslocar pelo município. Por isso, para 10% dos entrevistados, o principal problema em Contagem é o transporte público. Já a falta de saneamento básico e problemas relacionados a esgoto são a principal dificuldade citada para 6% dos entrevistados

Publicidade

Os moradores estão insatisfeitos também com o abastecimento de energia: 25% consideram o serviço ótimo ou bom; 27%, regular; 42% disseram que é ruim ou péssimo e 6% não souberam ou não responderam.

Os entrevistados desaprovam também o transporte público: 24% disseram que é ótimo ou bom; 25%, regular; 41%, ruim ou péssimo e 10% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Quem precisa do Sistema Público de Saúde em Contagem faz duras críticas ao serviço: 15% dos entrevistados consideram ótimo ou bom; 28%, regular; 47% disseram que o serviço é ruim ou péssimo e 10% não souberam ou não responderam.

A qualidade do ensino oferecido na rede pública também foi avaliada: 28% dos entrevistados responderam que o serviço é ótimo ou bom; 32%, regular; 31%, ruim ou péssimo e 9% não souberam ou não responderam.

O morador de Contagem está satisfeito com o serviço de iluminação pública: 50% consideram ótimo ou bom; 22%, regular; 22% disseram que é ruim ou péssimo e 6% não souberam ou não responderam.

Quanto à coleta de lixo no município, 55% disseram que o serviço é ótimo ou bom; 32%, regular; 10%, ruim ou péssimo e 3% não souberam ou não responderam.

O serviço de abastecimento de água foi avaliado como ótimo ou bom por 20% dos entrevistados; regular por 52%; ruim ou péssimo por 25% e 3% das pessoas não souberam ou não responderam.

Muita gente em Contagem está bem insatisfeita com a falta de saneamento básico: 14% dos entrevistados consideram o serviço ótimo ou bom; 27%, regular; 55%, ruim ou péssimo e 4% não souberam ou não responderam.

A violência e a segurança pública são grandes preocupações da população: 19% disseram que o serviço é ótimo ou bom; 33%, regular; 46%, ruim ou péssimo e 2% não souberam ou não responderam. 

Sobre a gestão da prefeita Marília Campos, a maioria, 52%, considera o governo ótimo ou bom; 30%, regular; 16%, ruim ou péssimo e 2% não souberam ou não responderam. 

As pessoas também foram questionadas sobre aprovação da administração pública. A prefeita tem a aprovação de 78% dos entrevistados; 20% desaprovam a gestão pública e 2% não souberam ou não responderam.

Dados sobre Contagem

Contagem tem uma população de mais de 673 mil de habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IDH municipal, que mede a qualidade de vida da população e representa a média de três critérios: longevidade, renda e educação, é de 0,756, que é considerado alto.

Na cidade, quase 60 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, que é composta por 124 escolas municipais.

Existe um hospital conveniado ao SUS, o Hospital Municipal de Contagem e quatro Unidades de Pronto Atendimento. Atualmente, há 81 centros de saúde na cidade.

Os usuários de transporte público contam com 341 linhas de ônibus convencionais e suplementares. Em média, 83 mil passageiros são atendidos por dia. 

Em 2022, a prefeitura de Contagem arrecadou mais de R$3 bilhões e gastou R$2,6 bilhões. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.