Cidades da Grande BH podem ficar sem água em meio à onda de calor, alerta Copasa
Companhia de Abastecimento convocou a população para controlar o consumo e evitar desabastecimentos
Minas Gerais|Do R7

Cidades da região metropolitana de Belo Horizonte podem enfrentar falta de água em meio à onda de calor que afeta o estado atualmente. O alerta foi dado pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).
Segundo a empresa, o risco se deve “à elevação brusca do consumo” devido aos recordes de temperaturas nos últimos dias. O aumento médio foi de 20%, informou a companhia. Belo Horizonte registrou recordes de calor histórico para o mês de novembro nos últimos três dias.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O comunicado da Copasa chama atenção para oito cidades. São elas: Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano. A justificativa é que esses municípios estão “mais distantes do sistema produtor de água”.
“Mesmo com a produção máxima, podem ocorrer desabastecimentos localizados, em função do alto consumo, que causa desequilíbrio no sistema. E contamos com a parceria da população para ajudar a reverter esse quadro”, declarou em comunicado o superintendente da Copasa, Ronaldo Serpa.
Apesar do alerta, a Copasa ressaltou que o sistema de produção de água está “normalizado e operando em nível máximo”. “Além disso, o nível dos reservatórios que compõem o Sistema Paraopeba — responsável pelo abastecimento de água em toda a Grande BH — está em 71%”, ponderou.
O comunicado também problematizou o impacto do furto de água, conhecido popularmente como “gato”. As fraudes, segundo a empresa, “retiram pressão do sistema ao retirar água das redes de maneira ilegal e podem reduzir a oferta de água em algumas regiões”.
Veja sete dias da Copasa para a economia de água:
1 - Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
2 - Evitar lavar carros ou usar um balde e não a mangueira;
3 - Tomar banhos rápidos;
4 - Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
5 - Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
6 - Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
7 - Reutilizar a água da máquina de lavar.
Especialista comenta sobre riscos de "gambiarras" para driblar o calor:
Veja como evitar o aumento da conta de energia durante a onda de calor:
Aquecimento global e desigualdade Além dos impactos do aquecimento global, pode-se usar como argumento as consequências das mudanças climáticas na sociedade — no âmbito ambiental, social e também cultural VEJA TAMBÉM: Vejas as datas dos principais ve...
Aquecimento global e desigualdade Além dos impactos do aquecimento global, pode-se usar como argumento as consequências das mudanças climáticas na sociedade — no âmbito ambiental, social e também cultural VEJA TAMBÉM: Vejas as datas dos principais vestibulares, que começam neste domingo, com exame da Unicamp

































