Minas Gerais Cidades de MG podem desobrigar máscaras ao ar livre, diz governo

Cidades de MG podem desobrigar máscaras ao ar livre, diz governo

Secretário de Saúde avalia que cenário da pandemia é positivo em todo Estado; decisão final cabe a cada município

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Cada cidade deve decidir sobre o assunto

Cada cidade deve decidir sobre o assunto

Ian Langsdon / EFE - EPA - 17.10.2020

Todas as 853 cidades de Minas Gerais já podem desobrigar o uso de máscaras contra a Covid-19 em locais abertos, a partir deste sábado (12).

A sugestão foi anunciada pelo Governo Estadual, nesta quinta-feira (10), mas a decisão final vai caber a cada prefeitura.

"Aquelas pessoas que estejam com sintomas gripais, que são mais vulneráveis ou que não se sintam seguras, não se sintam constrangidas em continuar usando as máscaras. Eu mesmo vou usar", disse o secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Baccheretti detalhou que foi possível mudar a recomendação diante o enfraquecimento da pandemia em todo o Estado e o avanço da vacinação.

"A expectativa que temos é de que nas próximas duas semanas Minas Gerais alcance o menor patamar de casos desde o início da pandemia", avaliou.

Um balanço do Governo de Minas aponta que a taxa de letalidade pela Covid-19 no Estado é de 1,8, enquanto a nacional está em 2,2. "Se tivéssemos o ritmo de Minas Gerais em todo o Brasil, 60 mil pessoas estariam em casa com a família neste momento", avaliou o secretário sobre as mortes que poderiam ter sido evitadas.

Últimas