Minas Gerais Circuito cultural da Praça da Liberdade registra recorde de visitação pública desde sua criação 

Circuito cultural da Praça da Liberdade registra recorde de visitação pública desde sua criação 

Nos primeiros seis meses de 2023, o 'Circuito Liberdade' teve cerca de 2,8 milhões de participações presenciais e online

  • Minas Gerais | Do R7, com Rafaella Carvalho, da Record TV Minas

Circuito foi inaugurado em 2010

Circuito foi inaugurado em 2010

Divulgação/Circuito Liberdade/Lucia Sebe

O circuito de museus da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, registrou a maior frequência de público desde a sua criação em 2010, chegando ao número de 2,8 milhões de participantes presenciais e virtuais até o mês de julho deste ano. 

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram

O Circuito Liberdade é gerido pela Fundação Clóvis Salgado, que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Atualmente, possui 32 equipamentos, sendo o Palácio da Liberdade o centro cultural mais recente do complexo, desde a cessão do espaço para a Secult em setembro de 2022. Até julho deste ano, só o Palácio recebeu mais de 130 mil visitantes.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, aponta que o aumento do público no Circuito Liberdade demonstra a recuperação do setor pós-pandemia e reflete as ações do Governo de Minas para potencializar a vocação cultural e turística do complexo. “Os espaços do Circuito Liberdade são atrativos tanto para moradores quanto para os turistas. Praticamente toda programação do Circuito é aberta, de graça, além de muito diversa, então é importante que as pessoas conheçam, participem e aproveitem isso”, afirma Oliveira.

História

O Circuito Liberdade surgiu a partir da inauguração da Cidade Administrativa. Com a transferência da sede do governo para a região norte de Belo Horizonte, em 2010, os prédios históricos da Praça da Liberdade, antes ocupados pelas secretarias, foram transformados em espaços culturais com foco na arte, na cultura e na preservação do patrimônio.

Quando foi criado, em 2010, o então Circuito Cultural Praça da Liberdade compreendia seis espaços: Palácio da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale e Espaço do Conhecimento UFMG. Juntos, eles somaram 473.492 visitas naquele ano. De lá para cá, o Circuito aumentou. Em 2020, a rede de equipamentos estendeu sua área de atuação para todo o perímetro da Avenida do Contorno, alcançando 32 espaços culturais.

Últimas