Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cobrança de 500 mil consumidores da Copasa estão sob investigação

Inconsistências em boletos podem ter gerado faturamento de R$ 14,3 milhões para a companhia de abastecimento de água em MG

Minas Gerais|Kiuane Rodrigues, da Record TV Minas

A Arsae-MG (Agência Reguladora de Servicos de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitario do Estado de Minas Gerais) está investigando uma denúncia de cobrança indevida em quase 500 mil faturas da Copasa no Estado.

De acordo com o gerente de fiscalização econômica da Arsae-MG, Rômulo Miranda, as inconsistências foram encontradas após o orgão regulador avaliar mais de seis milhões de contas de cerca de um milhão de usuários.

— Mais de 420 usuários tiveram oscilações em suas cobranças e nós não identificamos motivo correspondente para esse aumento.

Consumidor lesado poderá ser ressarcido
Consumidor lesado poderá ser ressarcido Consumidor lesado poderá ser ressarcido

Uma das causas apontadas para as variações foi a redução no número de leituras em hidrômetros, já que, durante a pandemia, muitos funcionários da Copasa pertencentes do grupo de risco foram afastados e o cálculo das faturas foi feito com base na média histórica das cobranças.

Publicidade

O relatório feito pelo órgão regulador, que avaliou faturas em 580 municípios mineiros, aponta que a Copasa teria faturado cerca de R$ 14,3 milhões com as inconsistências nas cobranças. Caso as irregularidades sejam confirmadas, o usuário lesado terá direito a um ressarcimento proporcional ao valor cobrado indevidamente.

Outro lado

Em nota, a Copasa informou que a pandemia da covid-19 impediu que os leituristas fizessem a aferição de consumo nas residências, o que justificou as cobranças realizadas com base na média histórica. A empresa disse ainda que esse tipo de cobrança é autorizado em situações de impedimento de leitura. A Copasa tem 15 dias para apresentar a defesa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.