Logo R7.com
RecordPlus

Com 1ª morte confirmada no Brasil, Minas Gerais tem outros 44 casos de varíola do macaco

Paciente estava internado em um hospital público de Belo Horizonte; outros 130 registros estão em investigação no estado 

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

  • Google News
Brasil tinha 978 casos até quarta (27)
Brasil tinha 978 casos até quarta (27)

O Ministério da Saúde declarou, nesta sexta-feira (29), que um paciente que estava internado em Belo Horizonte é o primeiro caso confirmado de morte por varíola do macaco no Brasil. Outros 44 casos da doença foram confirmados em Minas Gerais e 130 estão em investigação.

O homem, de 41 anos, tinha câncer, o que levou ao agravamento do quadro. A causa da morte, de acordo com o ministério, foi choque séptico, acentuado pelo “monkeypox”. Ele estava internado em um hospital público da capital mineira e chegou a ser transferido para o CTI (Centro de Terapia Intensivo).


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, dos 130 registros em Minas que ainda não foram confirmados, dois são tratados como prováveis. Todos os 44 pacientes com a doença são homens, com idade entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas. Entre eles, 32 são de Belo Horizonte, a única cidade com transmissão comunitária no estado.

A pasta informou ainda que os pacientes estão sendo monitorados. Em entrevista à Record TV Minas no início do mês, o secretário Fábio Baccheretti disse que a contaminação deve ocorrer de maneira controlada.


“Não é uma transmissão tão facilitada como a da Covid-19. A doença será transmitida internamente, mas não vai ter um crescimento tão grande”, explicou o chefe da pasta na época.

Varíola no Brasil e no mundo


Até a última quarta-feira (27), o Brasil registrava 978 casos de varíola do macaco, dos quais 744 em São Paulo, 117 no Rio de Janeiro e 44 em Minas Gerais.

Até então, os cinco óbitos divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em decorrência da doença haviam sido registrados em países da África, onde a doença é endêmica. A morte em Minas Gerais é a primeira fora do continente africano.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.