Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Com 8 mortes por covid, Uberlândia (MG) libera reabertura de shoppings

Centros comerciais vão voltar a funcionar a partir do dia 2 de maio, das 12h às 20h; cidade está em segundo lugar no ranking de óbitos pela doença em MG

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7


Shoppings vão ter que manter distância entre clientes
Shoppings vão ter que manter distância entre clientes

Com oito mortes provocadas pela covid-19 e 108 moradores contaminados com a doença, a Prefeitura de Uberlândia, a 530 km de Belo Horizonte, anunciou que vai reabrir os shoppings centers da cidade a partir do dia 2 de maio.

Segundo o decreto do comitê que avalia a progressão da doença no município, os quatro centros comerciais vão funcionar das 12h às 20h até 30 de maio. Após a data, os malls poderão retornar ao horário tradicional.

A decisão indica, ainda, que as lojas que funcionam nos shoppings terão que seguir o rodízio de funcionamento e as medidas de proteção estabelecidas pela prefeitura. Desde a última segunda-feira (20), ficaram determinados dias específicos para a abertura de cada atividade comercial em Uberlândia. (Veja a lista abaixo).

Segundo o Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, a volta dos shoppings foi autorizada após discussões e orientações técnicas do grupo e leva em consideração as propostas apresentadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers e por uma rede do setor que atua na cidade.


Uberlândia, que, segundo o IBGE, tem 691 mil habitantes, é a segunda cidade mais populosa do Estado, perdendo apenas para Belo Horizonte. O município também ocupa a mesma posição no ranking de óbitos provocados pelo coronavírus no Estado. A lista é liderada pela capital mineira, que tem 11 mortes confirmadas.

Segundo o balanço da SES (Secretaria de Estado de Saúde) deste sábado (25), Minas tem 58 mortes causadas pela doença. Uberlândia aparece com 6 registros, mas a lista ainda não considera outros dois óbitos confirmados pela prefeitura. 


Outras cidades

Uberlândia não é a única cidade a flexibilizar a abertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), até esta quinta-feira (23), pelo menos metade dos 853 municípios do Estado já haviam adotado alguma medida neste sentido.


Leia também

Em Varginha, a 280 km da capital mineira, o prefeito anunciou que os bares, restaurantes, clubes e academias vão poder funcionar a partir desta segunda-feira (27), com limitação de uma pessoa a cada dois metros quadrados e adoção de outras medidas de higiene. A cidade tem, até o momento, um óbito e 11 contaminados por covid-19.

O Governo do Estado prometeu, também para esta segunda-feira, divulgar os protocolos que devem ser seguidos por cada município que desejar reabrir os comércios. As medidas vão variar de acordo com cada tipo de atividade, que serão separadas em quatro categorias.

A tabela dos setores anunciada até o momento ainda não considera qual será as orientações para os shoppings centers. A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde para comentar o retorno em Uberlândia, mas aguarda resposta.

Veja o que os shoppings de Uberlândia terão que fazer para abrir:

• Limitar a 50% o número de visitantes;

• Controlar o acesso nas portarias, com medição de temperatura dos funcionários e clientes, utilizando termômetros infravermelhos e/ou câmeras de medição de temperatura corporal;

• Demarcar distância mínima de dois metros em locais com potencial de aproximação e aglomeração de pessoas;

• Determinar distância mínima de dois metros entre as mesas na praça de alimentação;

• Fornecimento de dispenser de álcool em gel 70% nas áreas comuns e principais pontos de contato;

• Higienização do shopping utilizando os produtos descritos pela Anvisa para combate à covid-19, inclusive com pulverizadores;

• Exigência da disponibilização e utilização de EPIs pelos colaboradores, funcionários e lojistas;

• Disponibilização de locais para lavação frequente das mãos com água e sabão líquido, para clientes e colaboradores;

• Intensificar a utilização de circulação de ar natural e a higienização frequente dos sistemas de ar-condicionado;

• Intensificar a publicidade para conscientização da população sobre medidas de enfrentamento da covid-19;

• Suspender a operação do valet e parques de diversão para crianças.

Veja como funciona o rodízio de lojas em Uberlândia:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.