Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com alta de casos, MG restringe flexibilização em 50% das regiões

De acordo com a Secretaria de Saúde, o índice de contaminação da covid-19 aumentou 27% na última semana; 4 regiões estão na onda vermelha

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Regiões tomarão medidas mais restritivas
Regiões tomarão medidas mais restritivas Regiões tomarão medidas mais restritivas

Das 14 macrorregiões de saúde de Minas Gerais, sete terão mais restrições de atividades a partir desta quinta-feira (3), segundo os protocolos do programa Minas Consciente. O motivo é a alta no índice de contaminação da covid-19.

A decisão, do Comitê Extraordinário Covid-19, foi divulgada nesta quarta. Com isso, quatro regiões estarão na onda vermelha, sete na onda amarela e outras três na onda verde.

A principal justificativa do Comitê para as medidas de restrição, é a identificação de uma alta de 27% no índice de contaminação da covid-19 na última semana. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, houve registro de aumento de casos em todas as regiões, apesar de os óbitos não acompanharem essa tendência.

Publicidade

— Tivemos um aumento da incidência em todas as regiões, não tivemos aumento proporcional de óbitos, mas estamos vendo o aumento por demanda de internações. Ainda há bastante leitos de terapia intensiva no estado como um todo.

Mudanças

Publicidade

Na onda vermelha, a mais rígida do Minas Consciente, com autorização apenas para o funcionamento de serviços essenciais, foram incluídas as macrorregiões Jequitinhonha, Leste do Sul e Nordeste. Elas se juntam à macrorregião Leste, que já estava incluída na onda.

Já as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Também estão nesta fase, as regiões Sudeste, Sul e Vale do Aço. Neste estágio é permitido o funcionamento de serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas três macrorregiões (Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul) permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio, como cinemas e discotecas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.