Logo R7.com
RecordPlus

Com onda de calor em Minas, bombeiros recomendam cuidados em trilhas e cachoeiras

Na última semana, pelo menos três ocorrências em cachoeiras foram registradas no Estado, sendo duas com morte

Minas Gerais|Bruno Menezes, da RECORD MINAS

  • Google News
Evitar bebidas alcóolicas, hidratar e utilizar calçados resistentes são algumas dicas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo por conta onda de calor que atua sobre Belo Horizonte e região metropolitana, além de outras regiões como Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central e Triângulo Mineiro. O alerta é válido até 18h da próxima segunda-feira (29).

Em meio a esse cenário, a população costuma recorrer às mais de 1.300 cachoeiras em catalogadas em Minas Gerais. Mas para poder aproveitar o sol e se refrescar em meio a natureza, o Corpo de Bombeiros destaca alguns cuidados necessários para garantir a segurança.


“Os principais riscos são as pessoas escorregaram e se afogarem nas cachoeiras. É importante estar com calçados resistentes e confortáveis para fazer trilhas, levar água para hidratação e passar a localização para conhecidos para o caso de se perder. O ideal também é não buscar ingerir bebidas alcóolicas e não saltar de lugares onde não tem conhecimento”, explicou o tenente Rodolfo Finamore do Corpo de Bombeiros.

Outro alerta importante é quanto à formação da chamada “cabeça d’água”. Trata-se de um fenômeno que ocorre quando chove na cabeceira dos rios e cachoeira e a correnteza se transforma em uma verdadeira enchente com força para arrastar pessoas.


“Os sinais são de difícil percepção, mas existem. A água fica mais turva, barrenta e traz alguns detritos como folhas. O ideal é que a pessoa faça um levantamento de se chove ou há possibilidade de chuva. Nunca deve tentar nadar ou enfrentar essa correnteza”, afirma o militar.

Ocorrências


Na última quinta-feira (25), em pleno natal, um homem de 30 anos de uma altura de três metros, em uma cachoeira localizada em Taquaraçu de Minas, na grande BH. Ele teve uma série de lesões pelo corpo, está internado e não teve o Estado de saúde informado.

Em Congonhal, no Sul de Minas, a diversão terminou em tragédia. O corpo de um homem foi encontrado na base de um paredão de 30 metros de altura. Militares utilizaram técnicas de rapel para fazer o resgate.


Na zona rural de Passa Quatro, a 436 km de Belo Horizonte, um homem de 55 anos também morreu ao tentar salvar a filha de 13 anos, que foi arrastada pela correnteza na cachoeira Poço Paraíso. A adolescente escorregou e caiu de uma altura aproximada de três metros, sendo levada para outro poço da cachoeira. Pessoas que estavam no local conseguiram resgatar a menina. O homem não sabia nadar.

Em meio a esse cenário, a população costuma recorrer às mais de 1.300 cachoeiras em catalogadas em Minas Gerais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.