Logo R7.com
RecordPlus

Comunidade grega invade BH para assistir a partida contra Colômbia

Cerca de 120 descendentes e gregos vêm a capital mineira de São Paulo

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Gregos esperam repetir desempenho da Eurocopa de 2004
Gregos esperam repetir desempenho da Eurocopa de 2004

A comunidade grega irá invadir Belo Horizonte neste sábado (14) para assistir à partida contra a Colômbia. Três ônibus virão de São Paulo com 120 gregos e seus descendentes. Há passageiros paulistas e do Rio Grande do Sul. Os torcedores passarão por pontos turísticos da capital mineira: o Mercado Central e a Igreja da Pampulha são destinos certos.

O organizador da viagem, Stayros Kyriopoulor, de 55 anos, conta que a expectativa é a melhor possível.


— Estão todos animadíssimos. Vamos sair com uma vitória. Na pior das hipóteses um empate. A ideia é repetir o desempenho da Eurocopa de 2004, quando vencemos Portugal na final.

A comunidade helênica de Minas Gerais receberá seus conterrâneos e irá acompanhá-los pela cidade. O vice-presidente da associação, Kyriacos Mavrudis, de 84 anos, um dos membros mais antigos, ganhou o ingresso da partida do Consulado da Grécia no Brasil e está empolgado com a chegada dos gregos.


— Vamos avisar todo mundo que temos nosso nome no mapa. Vou receber todo mundo com o máximo de carinho e responsabilidade.

Leia mais notícias no R7 MG


Mavrudis desembarcou de navio no Brasil pela primeira vez em 1955, época em que cerca de 30 mil gregos migraram para o país procurando melhores condições de vida, após a Segunda Guerra Mundial, e fugindo de conflitos civis na Grécia. Ele veio de navio para ajudar na construção de hidrelétricas e estradas por todo o país. O idoso tem três filhos: um nasceu em Curitiba, um em Minas Gerais e outro no norte do país. Além da contribuição em termos de infra-estrutura

A filha mais velha, Sula Mavrudis, substituiu o pai na presidência da comunidade grega em Minas Gerais. Seu irmão virá do Canadá, onde mora atualmente, para torcer pela seleção da Grécia. A tradição do futebol na família é forte e a oportunidade de ver a delegação em campo trouxe alegria para todos os gregos, como ressalta Sula.


— A Grécia está no fundo do poço na questão econômica. Veio uma alegria pelo esporte. Os gregos são fanáticos por futebol. Quando o papai manda presentes [para familiares que moram no país], ele manda camisetas. Meu tio, irmão de minha mãe, foi goleiro do Panathinaikós, um time importante do país. Então a família por parte de mãe é ainda mais fanática.

A família mantem fortes costumes gregos. Na páscoa, por exemplo, eles se reúnem e realizam uma espécie de competição, na qual os ovos são pintados e cada um escolhe o seu. Os parentes batem um ovo contra o outro até que apenas uma pessoa acabe com o ovo intacto. O vencedor terá sorte pelo resto do ano. Na cultura grega o ovo significa renovação da vida.

Assim como a família Mavrudis, o empresário Basillios Korres, que mora em Sete Lagoas, na região central de Minas, também assistirá ao jogo no Mineirão com o irmão e dois amigos gregos de Curitiba, no Paraná. Ele veio ao Brasil com os pais, há 58 anos. Aos 65, ele se considera mais brasileiro que grego, mas gosta de cultivar suas raízes.

— O cardápio em casa é principalmente comida grega. Fazemos muito o pastisho, um prato feito de macarrão, carne moida, e molho de tomate, charuto.

Para ele, este será um bom momento para aproveitar e falar a língua nativa.

"Mineiros gregos"

Minas Gerais tem cerca de 60 famílias gregas. De acordo com a presidente da comunidade helênica, quase todas estarão presentes no Mineirão neste sábado (14) para torcer pela delegação.

Durante a Copa do Mundo, haverá em Belo Horizonte um consulado temporário para oferecer assistência aos gregos na Fan Fest, no Expominas, na região oeste da capital.

Jogos da Grécia

A partida contra a Colômbia é a estreia grega na Copa do Mundo. No dia 19 de junho a delegação enfrenta o Japão em Natal, no Rio Grande do Norte, e tem o último jogo da fase de grupos dia 24 em Fortaleza, no Ceará. O grande craque da equipe é o atacante Giórgios Samaras, que joga pelo Celtic, da Escócia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.