Convenção do PSB em Minas Gerais é marcada por bate-boca e socos
Executiva nacional e a estadual travam na Justiça guerra de liminares; ex-prefeito de BH, Marcio Lacerda, está confiante em candidatura
Minas Gerais|Da redação, Do R7
A convenção do PSB mineiro para lançar a candidatura de Marcio Lacerda ao governo do Estado foi marcada por discussões e pancadaria entre grupos adversários, na manhã deste sábado (4), em Belo Horizonte.
A decisão se Lacerda poderá concorrer ao governo de Minas Gerais ainda é uma incógnita para muitos eleitores. Isso porque a convenção ocorrida neste sábado corre o risco de ser anulada pela Justiça.
A executiva nacional fechou acordo com o PT, na semana passada, retirando candidaturas em alguns estados para favorecer o Partido dos Trabalhadores. Em Minas, Lacerda foi orientado a abrir mão da disputa em benefício do petista Fernando Pimentel, que tentará a reeleição ao governo.
Lacerda, contudo, não seguiu as ordens da executiva nacional. Por meio de liminar no Tribunal Regional Eleitoral, conseguiu aval para a a realização da convenção neste sábado.
A executiva nacional também ajuizou ação, mas no Tribunal Superior Eleitoral, e conseguiu liminar suspendendo a comissão provisória no Estado e, consequentemente, os efeitos políticos da convenção deste sábado.
Ainda assim, militantes e lideranças dos dois grupos compareceram à convenção. Houve bate-boca, palavrões e socos. Ao fim, Lacerda foi lançado candidato. A executiva naiconal pretende anular o ato na convenção nacional do partido, em Brasília, no domingo.