Copasa divulga testes que confirmaram potabilidade da água da Grande BH
Análises foram reforçadas depois que surgiram denúncias sobre o sabor e cheiro da água, que estaria provocando um surto de diarreia
Minas Gerais|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Copasa divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado de análises de laboratório que verificavam a qualidade da água na região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a empresa, os testes comprovaram a segurança e a potabilidade da água distribuída para os mais de cinco milhões de consumidores atendidos pela companhia.
As análises foram reforçadas depois que surgiram denúncias sobre o sabor e cheiro da água, que estaria provocando um surto de diarreia, principalmente em Contagem.
“As análises fazem parte do escopo de testagem permanente da empresa, que contempla mais de 130 parâmetros de potabilidade. Adicionalmente, foi contratado um laboratório independente para realizar testes além do que prevê a portaria do Ministério da Saúde, os quais também confirmaram a segurança do produto”, informou.
A Copasa informou também que, prezando pela transparência e pela responsabilidade com a população, enviou ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) mais de 300 páginas de documentos com resultados das análises laboratoriais, de forma espontânea.
“Os consumidores que identificarem alterações de gosto e odor na água podem entrar em contato pelos canais oficiais da Copasa, informando o endereço da residência, para que uma equipe da Companhia realize a coleta in loco e encaminhe a amostra para novos testes”, declarou.
A companhia reafirmou que a água distribuída não oferece qualquer risco à saúde da população e se colocou à disposição dos órgãos fiscalizadores, reguladores e de controle, bem como das prefeituras, para prestar esclarecimentos.















