Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corpo de Bombeiros interdita Bienal do Livro de Contagem (MG)

Evento estava previsto para acontecer entre esta sexta-feira (8) e este domingo (10); laudo indica que estrutura de segurança não foi montada

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Público já aguardava para o início do evento
Público já aguardava para o início do evento Público já aguardava para o início do evento

O Corpo de Bombeiros interditou, na manhã desta sexta-feira (8), a terceira edição da Bienal do Livro de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a organização do evento, no momento em que os militares estiveram no local, já havia crianças aguardando para o início das atividades.

De acordo com a corporação, a medida foi necessária, uma vez que não foram encontradas ambulância com desfibrilador no local e nem mesmo sinalização e iluminação de emergência. Ainda segundo o laudo, algumas saídas de emergência não estavam dentro do padrão necessário. Em nota, a corporação destacou que as irregularidades "representavam risco iminente ao público do evento".

Por meio de nota, a organização da bienal informou que há três dias do início do evento, os bombeiros solicitaram mudanças no projeto alegando que foram avisados tardiamente. A produção destaca que fez as alterações que cabia à organização, contudo a Secretaria Muncipal de Esporte, Cultura e Juventude de Contagem não teria concluído sua parte no trabalho. Procurada pelo R7, a Prefeitura de Contagem alegou que atendeu as determinações.

Publicidade

Veja a íntegra da nota do Corpo de Bombeiros:

"Hoje (08/11), em vistoria realizada na Bienal do Livro de Contagem, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) constatou que as informações técnicas sobre o evento, enviadas pelos organizadores à Corporação, e a realidade do local não estavam compatíveis.

Publicidade

Inicialmente, os dados técnicos informados pelos organizadores enquadravam o evento em uma classificação de risco mínimo, o que isenta o mesmo de envio de projeto técnico ao CBMMG. Porém, conforme constatado pela equipe de vistoria, a estrutura do evento se apresentava com uma classificação de risco superior e que exige a implementação de medidas de segurança contra incêndio e pânico para adequá-la à legislação vigente.

As irregularidades encontradas, que representavam risco iminente ao público do evento, foram a ausência de sinalização e iluminação de emergência e de ambulância com desfibrilador no local. Além disso, algumas saídas de emergências não estavam estruturadas de acordo com as normas.

Publicidade

O CBMMG comunicou aos organizadores as irregularidades encontradas e, caso elas sejam sanadas, será analisada a possibilidade de reversão da interdição do evento.

O Corpo de Bombeiros ressalta a importância dos organizadores de eventos estarem atentos às normas de segurança contra incêndio e pânico com objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos nas atividades."

Veja a íntegra da nota da organização do evento:

"A III Bienal do Livro de Contagem vem sendo construída há pouco mais de 1 ano. Um projeto detalhado e cuidadoso, como podem perceber.

Este é um evento privado e que conta com o apoio da Prefeitura do Município de Contagem.

O curador do evento foi convocado há 1 semana e meia para uma reunião emergencial de COMOVEEC com toda a equipe que compõe esta comissão. A reunião, organizada pela Prefeitura Municipal de Contagem, não teve nenhum membro do Corpo de Bombeiros convidado. Durante a reunião, foram solicitados algumas informações como a programação, fluxo de pessoas, atividades e estrutura.

Após apresentação, a estrutura e organização foi parabenizada pela equipe presente.

Três dias antes da Bienal deu-se início a uma série de episódios que transformaram o evento cultural em mais um dos eventos culturais brasileiros que podem não acontecer.

O Corpo de Bombeiros solicitou uma série de modificações no espaço poucos dias antes das atividades darem início, sob justificativa de informação tardia do evento, ainda que a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude soubesse do evento desde FEVEREIRO/2019.

Nós refizemos a estrutura e, junto à Prefeitura de Contagem, combinamos o que seria feito por nós e o que seria feito por eles. Nós cumprimos com todas as modificações que o Corpo de Bombeiros solicitou, porém a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude não.

Hoje o evento começou com uma nova visita dos bombeiros que interditou o evento a partir de uma justificativa de que as mudanças não foram realizadas - mudanças essas de responsabilidade da Prefeitura.

Não sabemos os motivos. Coincidência ou não, isso tudo ocorreu após divulgarmos amplamente a programação e os projetos da Bienal, uma programação com 80% de atrações negras e uma equipe com 26 pessoas transexuais, travestis e transgênero.

Estamos aguardando o posicionamento da Prefeitura e Secretaria e, tenso do que possa acontecer, afirmo que tentaremos resolver da melhor maneira possível.

A Bienal do Livro de Contagem está, por enquanto, interditada e estamos trabalhando para reverter a situação."

Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Contagem:

"Prefeitura de Contagem presta todo apoio à organização da III Bienal do Livro

A Prefeitura de Contagem se orgulha pela cidade sediar a III Bienal do Livro, evento de reconhecida relevância que reunirá renomados especialistas em literatura e representantes do cinema e da música.

A Prefeitura atendeu todas as medidas necessárias para a realização do evento, tais como:

- Liberação da praça da Jabuticaba;

- Instalação de banheiros químicos;

- Medidas estruturais, como instalação de um corrimão no local do evento;

- Presença de uma ambulância e profissionais de saúde;

- Atuação da Guarda Civil para garantia da segurança pública;

- Limpeza do espaço.

A Prefeitura de Contagem esclarece que na última quarta-feira, 6 de novembro de 2019, o Corpo de Bombeiros também solicitou série de providências à organização do evento, que não foram atendidas.

A Prefeitura de Contagem segue à disposição dos organizadores da III Bienal do Livro."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.