Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: com necrotério lotado, corpo fica exposto em UPA de BH

De acordo com sindicato, médicos relatam "cenário de guerra" nas unidades, que passaram a dar prioridade a pacientes com covid-19

Minas Gerais|Pollyana Sales, da RecordTV Minas

Corpo foi coberto por lona e ficou exposto em maca dentro da UPA Pampulha
Corpo foi coberto por lona e ficou exposto em maca dentro da UPA Pampulha Corpo foi coberto por lona e ficou exposto em maca dentro da UPA Pampulha

O corpo de uma pessoa que morreu em decorência da covid-19 ficou exposto, na manhã desta quinta-feira (1º), na porta de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Belo Horizonte. O Sindbel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte) denuncia que o fato, que ocorreu na UPA Pampulha, evidencia que não há mais espaço no necrotério da unidade. 

De acordo com o sindicato, de ontem para hoje, cinco pessoas morreram vítimas da doença no local. Desde a última sexta-feira (26) as UPAs da capital registraram mais de 40 mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

O presidente do Sindbel, Israel Arimar denuncia que as unidades não têm estrutura para atender os pacientes graves e que os profissionais pedem ajuda. Segundo ele, médicos que atuam nas UPAs têm relatado que a demanda é alta e que o atendimento está precário.

Ele também diz que a situação mais dramática é justamente a da UPA Pampulha, onde um corpo ficou exposto nesta quinta e que os profissionais que trabalham no local afirmam que o cenário parece de "guerra".

Publicidade

A reportagem procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para comentar o assunto e aguarda resposta. 

Prioridade de atendimento

Com o aumento na incidência de casos de covid-19 em Belo Horizonte desde o início do ano, a prefeitura decidiu transformar as UPAs em unidades de atendimento quase exclusivas para pacientes com covid-19. Nove postos de saúde foram transformados em unidades 24 horas para receber pacientes com outros problemas. O objetivo é que, com isso, as Unidades de Pronto Atendimento fiquem por conta de receber pessoas com sintomas respiratórios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.