Creche de Congonhas (MG) é fechada por medo de barragem
Prefeitura decidiu paralisar atividades a pedido dos pais que estão apreensivos com ameaça de estrutura de 75 m se romper, perto da instituição
Minas Gerais|Flaviar Martins, do R7
Uma creche do bairro Residencial, na cidade histórica de Congonhas, a 75 km de Belo Horizonte, teve as atividades paralisadas pela prefeitura da cidade, a pedido dos pais das crianças. A instituição fica localizada próximo a barragem Casa de Pedra, de 75 metros, da mineradora CSN. A medida foi tomada nesta sexta-feira (15).
A sensação de insegurança das famílias foi o principal motivo da decisão da administração municipal. Alunos de uma outra escola, também situada na base da estrutura de minério serão remanejados na semana que vem.
A Creche Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida tem 130 alunos com idades entre 0 e 3 anos e 11 meses. Por não existir ainda um local para que sejam transferidas, as crianças deverão permanecer em casa.
Os estudantes da Escola Municipal Conceição Lima, que atende 120 crianças da educação infantil e do ensino fundamental serão realocadas para escolas de bairros vizinhos.
Riscos
No fim de janeiro, a Prefeitura de Congonhas, juntamente com o Ministério Púbico e moradores da cidade se reuniu para discutir ações para a garantia da segurança da população. A CSN iria ser multada por descumprir algumas medidas acordadas com a administração municipal.