De joelhos, prefeito de Barão de Cocais (MG) pede ajuda a deputados
Deputados Federais, integrantes da CPI que investiga a situação das barragens na Câmara Federal, estiveram na cidade para ouvir autoridades e moradores
Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Record TV Minas
O Prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (PV), foi protagonista de um ato que mostra a preocupação do político com o risco que a cidade corre com uma barragem da Vale, que fica na região. Durante reunião com deputados federais, nesta segunda-feira (27), Santos se ajoelhou diante dos parlamentares para implorar ajuda.
Os legisladores, que fazem parte da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das barragens, estiveram na Câmara de Vereadores de Barão de Cocais para ouvir relatos de autoridades e moradores da região sobre questões envolvidas à mineração.
De acordo com a Vale, o talude norte da mina Gongo Soco, que fica na cidade, pode cair a qualquer momento. A mineradora teme que o impacto abale a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km de distância.
Durante o encontro, o prefeito Décio dos Santos disse que, em um gesto de humildade, se ajoelharia para pedir ajuda.
"Eu preciso de ajuda do Governo do Estado. A nossa população está doente. O povo de Barão está morrendo de várias formas possíveis. Eu vou me curvar diante dos deputados e pedir ajuda. Eu preciso de ajuda.", concluiu o político.
* Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento